Corinthians empata com Santos e recupera liderança
Corinthians e Santos não corresponderam às expectativas da torcida nesta quarta-feira (10), na Vila Belmiro, no clássico adiado da 5ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo, que quase teve sua data remarcada pela segunda vez por conta do amistoso da seleção brasileira, contou com poucos atrativos e terminou com o mesmo placar que começou: 0 a 0.
Apesar do empate, o Corinthians retomou a liderança da tabela, ao chegar aos mesmos 33 pontos do Flamengo. O time paulista leva vantagem por ter duas vitórias a mais que o rival carioca. O Santos, por sua vez, saiu de campo insatisfeito com o placar, por ter se mantido na parte inferior da classificação, na 14ª posição, com apenas 15 pontos e três jogos a menos que os líderes.
A equipe santista chegou a pedir novo adiamento do clássico por conta da convocação de Neymar e Paulo Henrique Ganso para o amistoso da seleção com a Alemanha nesta quarta. Sem sucesso junto à CBF, o técnico Muricy Ramalho pediu a ausência dos dois atletas na lista de convocados, mas Mano Menezes não abriu mão dos dois santistas.
Do lado do Corinthians, o técnico Tite não pôde contar com o goleiro Júlio César e o atacante Liedson, ambos em recuperação. O treinador manteve Danilo Fernandes no gol e Emerson ao lado de William no ataque.
O JOGO - Santos e Corinthians fizeram um primeiro tempo de poucos atrativos nesta quarta. O time da casa tentou controlar a partida nos primeiros minutos, mas não demorou para ceder espaço ao rival. Mais incisivo, o Corinthians dominou a posse de bola e levou maior perigo ao gol adversário.
O técnico Tite precisou improvisar na defesa logo no início, ao colocar o lateral-direito Welder no lado esquerdo, por conta da saída de Fábio Santos, com dores no ombro. Mas a mudança não atrapalhou o rendimento dos visitantes. Emerson, aos 23 e aos 27, arriscou da entrada da área, sem sucesso. Alex e William também ameaçaram em jogadas individuais, mas pararam nas defesas do goleiro Rafael.
Do outro lado, o Santos tinha dificuldade para chegar ao ataque. Só registrou sua primeira finalização aos 31 minutos, em chute de Elano da direita. Danilo Fernandes fez a defesa, com tranquilidade. O Corinthians, por sua vez, contava com seis finalizações no primeiro tempo.
A situação mudou na segunda etapa. O Santos passou a tomar mais iniciativa e movimentou o jogo logo nos instantes iniciais. A primeira boa chance de gol surgiu aos 12 minutos, em chute de Ibson por cima do travessão. Aos 22, Borges recebeu lançamento pela direita, dominou dentro da área, mas finalizou à direita do gol de Danilo.
Mais consistente, o Santos assumiu o controle do jogo. Exibia maior posse de bola e até esboçava pressão sobre a defesa corintiana, com seguidas investidas. Mas não conseguia alterar o placar. Mais recuado, o Corinthians arriscava menos no ataque, satisfeito com o placar.
Os dois times voltam a campo no final de semana para a 16ª rodada. O Santos enfrentará o Atlético-GO, sábado, no Serra Dourada. O Corinthians vai receber o Ceará no Pacaembu, no domingo.
Ficha Técnica:
Santos 0 x 0 Corinthians
Santos - Rafael; Pará, Edu Dracena, Durval e Léo; Arouca, Henrique, Ibson e Elano (Adriano); Diogo (Alan Kardec) e Borges. Técnico: Muricy Ramalho.
Corinthians - Danilo Fernandes; Alessandro, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos (Wélder); Moradei, Paulinho, Danilo e Alex; Willian (Elias) e Emerson. Técnico: Tite.
Cartões amarelos - Elano, Edu Dracena (Santos).
Árbitro - Luiz Flávio de Oliveira (SP).
Renda - R$ 226.730,00.
Público - 9.714 pagantes.
Local - Estádio da Vila Belmiro, em Santos (SP).