Messi é eleito o melhor jogador do futebol europeu
Concorrentes do argentino eram o espanhol Xavi e o português Cristiano Ronaldo
O argentino Lionel Messi confirmou o favoritismo nesta quinta-feira e foi eleito o melhor jogador do futebol europeu da última temporada. Os concorrentes pelo prêmio - concedido pela Uefa - eram o espanhol Xavi, companheiro de Messi no Barcelona, e o português Cristiano Ronaldo, do Real Madrid.
O anúncio do prêmio foi realizado após os sorteios dos grupos da Liga dos Campeões. Para chegar aos três finalistas, 53 jornalistas esportivos europeus escolheram seus preferidos na última temporada e chegaram a uma lista de 10 melhores. Depois, fizeram nova votação envolvendo apenas Messi, Xavi e Cristiano Ronaldo, os três mais indicados anteriormente.
E, como era esperado, o argentino do Barcelona ganhou com folga: recebeu mais do que o triplo de votos do segundo colocado, seu companheiro Xavi. Cristiano Ronaldo foi o terceiro.
Messi marcou 53 gols na última temporada e liderou o Barcelona nas conquistas da Liga dos Campeões e do Campeonato Espanhol. E, nos últimos dois anos, foi eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa, prêmio em que ele já desponta como um dos favoritos nesta temporada.
"Gostaria de agradecer a todos que votaram em mim e aos meus companheiros de clube", afirmou o argentino de 24 anos. "Minha principal motivação é estar em um clube com tanto sucesso, que tem a estrutura que permite esse sucesso. É por isso que nunca deixo de tentar sempre melhorar".
O último vencedor do prêmio era outro argentino, o atacante Diego Milito, da Inter de Milão. Messi já havia conquistado o troféu em 2009, e Cristiano Ronaldo em 2008.