“Ou vai, ou racha”!

por Thiago Graf sex, 07/10/2011 - 20:13
André Nery/Chico Peixoto

Esse termo popular é bastante conhecido e utilizado, em especial pelos pernambucanos, para definir um momento decisivo. Na série B, o “divisor de águas” será, sem dúvida, hoje e amanhã. Isso porque Náutico, Sport e Salgueiro podem selar a arrancada para seus respectivos objetivos ou complicar de vez a sua situação na competição.

Vamos destrinchar cada situação, começando pelo Salgueiro, que joga hoje, na Ilha do Retiro, às 20h30, e tem pela frente o adversário mais difícil na série B: A Portuguesa, líder da segundona com 57 pontos. O Carcará que está na vice-lanterna faz uma campanha terrível e soma apenas 25 pontos de 84 disputados, o que faz com que a equipe do Sertão tenha 99,5% de chances de voltar para a terceira divisão. O Carcará precisa ter um aproveitamento 67%, conquistando 20 dos 30 pontos que ainda restam da competição. Já a Lusa precisa somente de três vitórias para consolidar o acesso. O time comandado por Jorginho já é, inclusive, apontado como virtual campeão.

Em situação semelhante a do Tricolor sertanejo está o Sport. PC Gusmão e seus comandados precisam somar 22 dos 30 pontos restantes para garantir o acesso à série A, já que tem apenas 43 conquistados dos 65 necessários para o retorno à elite. Após três revezes seguidos (Criciúma, ABC e São Caetano), o rubro-negro pernambucano vai tentar se reerguer justamente contra a Ponte Preta, vice-líder do campeonato com 49 pontos. Se o desafio já complicado por si só, imagine se o confronto for na casa adversária? Pois é, até nisso o Leão “deu azar” e vai duelar contra a Macaca no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas. É bom ficar de olho aberto.

O mais “tranquilo” da rodada é o Náutico. Mas não se iludam, Torcedores. O Timbu pode não dormir a noite do sábado no G-4, tudo isso porque depois dos tropeços contra Duque de Caxias e Guarani, Waldemar e companhia têm 48 pontos e pode ser ultrapassado caso não pontue na partida diante do Icasa, amanhã, às 16h, nos Aflitos. Isso porque o Boa Esporte, equipe que mais conquistou pontos no returno, joga em casa contra o Americana e pode chegar aos mesmos 48 do time de Rosa e Silva, mas conseguiria passar os pernambucanos pelo número de vitórias (14x13).

No entanto, é pequena a probabilidade disso acontecer, já que o Timbu é o melhor mandante da série B e vai novamente jogar frente ao seu torcedor. Se empatar, permanece no G-4, mas em situação bem apertada. É melhor nem arriscar.

A rodada como um todo vai ser de arrepiar, porque - ao que tudo indica - agora “ou vai ou racha”. Vamos aguardar!

 

Tags:

COMENTÁRIOS dos leitores