Náutico e Sport: mesmo caminho
Trajetórias de alvirrubros e rubro-negros são idênticas de 2006 para cá em termos de Campeonatos Brasileiros
Com a rivalidade aflorada desde 2001, quando o Náutico conseguiu evitar a primeira tentativa de o Sport se sagrar hexacampeão, alvirrubros e rubro-negros têm andado lado a lado em termos de Campeonato Brasileiro nos últimos anos. Quando um estava na Série B, o outro fazia companhia. Quando um subia, levava o rival junto. Na queda, novamente desciam abraçados. E agora, de novo, voltam juntos à Primeira Divisão.
A saga começou em 2006, quando Sport e Náutico obtiveram o acesso, junto com Atlético-MG e América-RN. Após três temporadas na elite, veio o rebaixamento da dupla em 2009. O Náutico foi o 19º e o Sport o lanterna. Em 2010, ambos fracassaram e permaneceram na Segundona. Mas este ano, o Timbu mostrou logo cedo que as coisas seriam diferentes e, com uma rodada de antecedência, se garantiu na Primeira Divisão.
Para não ficar para trás e também não quebrar a escrita, o Leão contrariou todas as previsões matemáticas e também obteve o acesso. Em 2012, Sport e Náutico vão estar novamente na mesma divisão do Campeonato Brasileiro. A torcida é para que permaneçam neste patamar por um bom tempo.