Cruzeiro escapa. Ceará e Atlético-PR estão na Série B
Raposa massacrou Galo, 6x1, e se salvou da Segundona
Três clássicos definiram quem disputará, algo que ninguém desejava, a Série B em 2012. Em Sete Lagoas, o estruturado e gigante Cruzeiro – que jamais jogou nos gramados da Segundona – foi o mandante contra o Atlético-MG. Já na situação do “vencer e secar”, Ceará e Atlético-PR encararam o Bahia e o Coritiba, respectivamente.
O que deveria ser definido em 90 minutos foi resumido nas primeiras etapas dos confrontos da 38ª e derradeira rodada. A Raposa seguirá sem pisar nos tapetes da Série B. Na partida considerada como o “clássico do século”, o Cruzeiro venceu por 6x1. Detalhe: quatro gols foram anotados ainda no primeiro tempo.
O Atlético-MG que tinha a histórica chance de rebaixar (e humilhar) o maior rival fraquejou. Além de aumentar o estigma de “freguês” (e ser humilhado), o Galo ainda perdeu a vaga na Copa Sul-Americana da próxima temporada.
No clássico nordestino, as atenções voltadas para o possível “arrumadinho”. Principalmente pelas declarações no site oficial do clube baiano. Mas, longe disso. O Bahia queria voltar para uma competição internacional, algo que não acontecia desde 1989. E conseguiu. Fato que sacramentou o rebaixamento do Ceará. 2x1 e o Vozão volta a figurar na Série B após dois anos na elite do futebol nacional.
Na situação mais delicada de todas, o Atlético-PR até que fez a sua parte, mas não foi o suficiente para sobreviver depois de um campeonato pífio. Se servir de consolo, a vitória por 1x0 tirou o rival Coritiba da Libertadores 2012. No mais, mesmo com toda a estrutura, vai voltar a jogar a Série B na próxima temporada.
Ceará e Atlético-PR se juntam com Avaí e América-MG, rebaixados com antecedência.