Biatlo reúne amadores e profissionais no Recife
Amadores e profissionais prestigiam o 3ª Biatlo Moderno
Crianças, jovens, adultos e veteranos participaram da 3ª edição do Biatlo Moderno Salesiano/Powerade. A competição, que reuniu provas de natação e corrida, foi realizada neste domingo (15), no Centro Esportivo Salesiano, localizado no bairro da Boa Vista. A disputa contou com quase 170 inscritos, além da presença de atletas conhecidos do esporte, que competiram e acompanharam o campeonato das arquibancadas.
Ao todo, a competição contou com 10 categorias: Jovem A (17 e 18 anos), B (15 e 16 anos), C (13 e 14 nos), D (11 e 12 anos), E (até 10 anos), além do Júnior (19 a 21 anos), Sênior (22 a 29 anos), Máster 1 (30 a 39 anos), Máster 2 (40 a 59 anos) e Máster 3 (60 anos ou mais). Cada disputa teve o seu percurso de natação e corrida específico, contando com a participação masculina e feminina.
A competição reuniu atletas de várias idades, desde os mais jovens, como Leonardo Silva Santos, de nove anos, até Maria do Carmo Queiroz, que tem 78. O jovem comemorou o oitavo titulo na sua curta carreira. “Na natação, já ganhei três troféus Eficiência e outros quatro Fita Azul. Estava muito tempo sem treinar. Me preparei durante duas semanas e consegui”, festejou. Do outro lado, a experiente atleta – que já tem 24 anos de prática esportiva – falou de sua rotina de atividades. “Três vezes por semana subo e desço o Alto da Sé, em Olinda. Em outros dois dias, faço natação no clube da Caixa Econômica Federal. Desde que comecei a correr e a nadar, já acumulo, entre medalhas e troféus, mais de mil conquistas”. Em seguida, comentou o seu resultado na disputa deste domingo. “Eu gosto de novidades e foi muito bom. Fique em segundo lugar na minha faixa”, contou a triatleta.
Além dos competidores amadores, dois dos principais nomes do pentatlo moderno mundial compareceram para prestigiar o evento: Priscila Oliveira e Yane Marques. As pernambucanas deram uma força ao campeonato e aproveitaram para matar as saudades do público pernambucano.
Se preparando para duas competições consecutivas, Priscila conta sua expectativa para estas disputas. “Vou para a 4ª etapa da Copa do mundo e para o Campeonato Mundial. Eu quero classificar entre as 36 melhores para ir à final nas duas. As disputas valem pontos no ranking internacional, o que é importante para chegar às Olimpíadas, então todo mundo está participando e isso aumenta a dificuldade das provas”. Ela ainda falou sobre as possibilidades de disputar o maior evento esportivo do mundo, em Londres, este ano. “Está muito difícil. Já participei de duas competições e não consegui chegar à decisão. Mas tenho chances e vou me esforçar ao máximo para conquistá-las”, pontuou.
Yane Marques participou das premiações e contou sobre o reencontro com o público do estado. “Eu estava com saudade. Eu gosto desse carinho. Todo atleta que trabalha forte sabe da importância disso. Estou treinando e competindo direto, cheguei ontem (sábado) e já viajo amanhã (hoje). Mas fico feliz em ver uma competição como essa acontecendo aqui na cidade”, comemorou.
Além das disputas por categoria, foi realizada uma superprova com os melhores atletas. O pentalteta Aloísio Sandes venceu a disputa masculina, que teve três participantes chegando muito próximos ao ponto final da prova.”Ganhar é sempre bom. É preciso gostar de competir e também da dor do exercício. Eu não gosto de perder nem no dominó”, brincou o vencedor, que recebeu o troféu das mãos de sua namorada, Yane Marques.
Bom número de participantes, provas acirradas e torcida presente. Esses fatores fizeram com que o organizador da competição e coordenador técnico da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) em Pernambuco, Michael Cunningham, se surpreendesse com o sucesso do evento. “Fiquei muito surpreso. A adesão foi difícil, mas o número de 167 atletas no campeonato foi muito importante. Esperamos que o torneio e os admiradores continuem crescendo”, pontuou
Alguns dos participantes da disputa serão escolhidos pela CBPM para integrar o projeto Penta Jovem, desenvolvido no local de treinamento da confederação na capital pernambucana, que fica no Centro Esportivo Salesiano. Confira abaixo os melhores colocados em cada categoria:
Jovem A Masculino
1º - Lucas Henrique Costa de Melo
2º - Lucas Gil Martinez
3º- Higor Venâncio Amorim
Jovem A Feminino
1º - Brenna Lima
2º - Brunna Lima
Jovem B Masculino
1º - Rogério José Leopoldino Cavalcanti
2º - Gabriel Santos De Souza e Silva
3º - Renan Ratacasso Alves
Jovem B Feminino
1º - Sara Silva Gusmão
2º - Juliana Silva
3º - Maria Gabriela de Melo Correia
Jovem C Masculino
1º - Pedro Calonio
2º - João Paulo da Silva Neto
3º - Marcos Bruno Sá Leitão
Jovem C Feminino
1º - Rafaela Agra Borba
2º - Larissa Maria Da Conceição
3º - Ana Alice Ferreira De Araujo
Jovem D Masculino
1º - Vinícius Bello
2º - Lucas Gomes Coelho de Oliveira
3º - Antônio Lucas da Silva
Jovem D Feminino
1º - Glória Cristina Monteiro
2º - Jarciele dos Santos
3º - Gabriela Caldas
Jovem E Masculino
1º - Leonardo Silva Santos
2º - Íkaro Araújo da Silva
3º - Paulo Victor Torres
Jovem E feminino
1º - Camila Martins Meneses
2º - Luiza Sial Andrade
3º - Maria Clara Zumira Da Silva
Júnior Masculino
1º - Felipe Lima do Nascimento
2º - Breno Bezerra de Souza
3º - Bruno Bezerra de Souza
Júnior Feminino
1º - Sabrina Adair Tegethoff
Sênior Masculino
1º - Daniel Velasques
2º - Aloísio Bezerra Sandes
3º - Genivaldo Matias de Souza
Sênior Feminino
1º - Sthefany Penélope Alves Santos
2º - Giselle Lyra Rodrigues França
3º - Maria Eduarda Santos
Máster 3 Masculino
1º - Juarez Santos Neto
2º - Ramiro Da Silva Pereira
3º - Severino Jeronimo Pereira
Máster 3 Feminino
1º - Vera Lúcia Pereira
2º - Maria Do Carmo Queiroz