Quebra de tabus movem alvirrubros

Náutico não vence Sport na Ilha desde 2004 e, por dois gols de diferença em jogos decisivos desde 1965

dom, 29/04/2012 - 09:26

Não vai ser fácil para o Náutico passar pelo Sport na Ilha do Retiro e chegar à final do Campeonato Pernambucano. Isso todo mundo já sabe, até mesmo pela vantagem de dois resultados iguais adquirida pelo rival por ter feito melhor campanha na fase classificatória. Os alvirrubros mais otimistas costumam dizer que basta vencer por dois gols de diferença, sem se preocupar com o adversário. Mas a história mostra que, quando este adversário é o Sport, não é tão simples assim.

O Timbu terá que, antes de qualquer coisa, vencer o jogo e, por conta da derrota em casa, na primeira partida, terá que vencer por, no mínimo, dois gols de diferença. Esta vitória alvirrubra não acontece na Ilha do Retiro desde o tempo que o auxiliar técnico do clube, Kuki, jogava bola. Foi exatamente no dia 28 de março de 2004. O Náutico derrotou o Sport por 3x1. Kuki, aliás, fez um dos gols do Timbu. Aquele foi o último ano que a equipe alvirrubra conquistou o título estadual.

Desde esta vitória alvirrubra, já se passaram 17 partidas em redutos rubro-negros, sendo 10 vitórias do Leão e sete empates. A responsabilidade aumenta quando lembramos que a partida deste domingo será decisiva. E em jogos deste quilate, o jejum alvirrubro é maior.

Em se tratando de jogos decisivos, a última vez que o Sport foi eliminado de uma competição pelo Náutico foi há 19 anos, na final do returno do Campeonato Pernambucano de 1993. O Timbu derrotou o Leão em plena Ilha do Retiro, por 2x1, com gols de Edilson e Jefferson. Porém, caso o Náutico repita esta façanha esta tarde, a classificação permanecerá nas mãos do Sport, já que o placar não satisfaz as pretensões alvirrubras.

Vamos voltar um pouco mais na história do centenário Clássico dos Clássicos para saber qual foi a última vez que o Náutico eliminou o Sport em uma partida decisiva por um placar de dois gol de diferença. Isso aconteceu ainda na década de 90, alguns meses antes. O Náutico goleou o Sport, por 4x1, na final do segundo turno do Campeonato Pernambucano de 1992, com gols de Paulo Leme, Bizu, Newton e Nivaldo. A partida foi realizada no Arruda, para um público de mais de 30 mil pessoas.

Portanto, a última vez que o Timbu eliminou o Sport de uma competição com um placar de dois ou mais gols de diferença foi há quase 20 anos. Entretanto, esta partida não foi na Ilha do Retiro. Na Praça da Bandeira este tabu já está se desenrolando há muito tempo. Mais precisamente, há quase 47 anos, quando o Náutico foi campeão estadual em 1965 diante do Sport, em plena Ilha do Retiro, vencendo por 2x0, com gols de Bita e Nino. Esta foi a terceira conquista da série que levou o Timbu ao tão falado Hexacampeonato.

 

COMENTÁRIOS dos leitores