Eventos esportivos pedem paz na Palestina

Competições querem chamar atenção do mundo para a causa palestina

por qua, 16/05/2012 - 12:12
Ewerton Ferreira/LeiaJáImagens Seleções da Ásia e do Oriente Médio participam de tornio de futebol que pede paz na região da Palestina Ewerton Ferreira/LeiaJáImagens

 

Por Everton Ferreira, da Palestina, especial para o LeiaJá

15 de maio é uma data marcante para o povo Palestino. Neste data, em 1948, ocorreu o “Nakba”, traduzido para o português”, Dia da Catástrofe”, quando 711 mil árabes palestinos, segundo dados da ONU, fugiram ou foram expulsos de seus lares, em razão da guerra civil de 1947-1948 e da Guerra Árabe-Israelense de 1948. Neste mesmo dia deu-se a constituição do Estado de Israel e desde essa data a relação entre Palestinos e Israelenses é marcada por vários conflitos por terra.

Para lembrar o fato de forma diferente e pacífica, diferente das cenas de pessoas lançando pedras, pedaços de madeira para o lado israelense do muro da separação, dois eventos esportivos movimentam o país nesses dias. A Federação Palestina de futebol organizou um Campeonato internacional de Futebol com o slogan “De Nakba a Estado”.

Indonésia, Sri Lanka, Paquistão, Vietnã, Mauritânia, Jordânia, Tunísia e Iraque, foram convidadas para se juntar a seleção Nacional da Palestina. Divididos em três grupos, as equipes se enfrentarão entre os dias 13 a 24 de maio em seis diferentes estádios, Husseni–Ram, Majed–Albireh, Dura, Nablus, Alhussein–Hebron.

O primeiro jogo ocorreu no dia 14 entre Palestina e Vietnã, em Husseni–Ram, primeiro estádio construído no país , com a vitória do time da casa por 2 a 0.

Nesta terça-feira também foi realizada a terceira Maratona Internacional de Jerusalém. Uma corrida sem vencedores por posições, com o objetivo de levar a mensagem para o mundo da causa Palestina para a demolição do muro da separação, união dos islâmicos e cristãos que vivem no mesmo território e a retomada de Jerusalém reconhecida por outras nações.

Crianças, jovens e adultos participaram juntos do evento, vestindo camisas e bonés com as cores oficiais da bandeira palestina. A ideia dos organizadores é transformar a corrida profissional no futuro com a distância olímpica de 42km e que ela possa ser realizada em outros países árabes também que apoiem a causa. Essa é a terceira vez que o evento acontece, a primeira foi em maio de 2010 e a segunda em dezembro de 2011.

COMENTÁRIOS dos leitores