Mancini: "Sport precisa dar um salto"

Treinador do Sport, Vágner Mancini, fala sobre seus planos à frente do rubro-negro

dom, 27/05/2012 - 10:05

Aos 45 anos, Vágner Mancini é um dos treinadores mais jovens da elite do futebol nacional. Porém, apesar da idade, o ex-jogador já comandou times como Grêmio, Santos, Vasco e Cruzeiro, sua última equipe. Nas últimas cinco temporadas, todos na Primeira Divisão. No entanto, os títulos ficaram limitados aos campeonatos estaduais. A última conquista expressiva foi em 2005, quando surpreendeu na Copa do Brasil com o Paulista de Jundiaí.           

Ex-jogador do Sport em 2003, Mancini volta ao clube agora na condição de treinador, cuja estreia acontece neste domingo (27), contra o Santos, na Vila Belmiro, pela segunda rodada. Mancini assume o Sport em um momento delicado, já que o clube perdeu a decisão do Estadual para o Santa Cruz e tem a missão de fazer uma boa campanha no Campeonato Brasileiro. Aliás, em dez edições o Brasileirão na “era dos pontos corridos”, o Sport participou apenas três vezes e a melhor colocação foi um intermediário 11° lugar, em 2008 – temporada que conquistou a Copa do Brasil.

Será que este ano o Leão vai mais longe no Brasileirão? Mancini respondeu esta e outras perguntas em uma entrevista concedida ao portal LeiaJá. Confira os principais pontos da conversa:

ELITE NACIONAL

Este início não vai ser fácil. Vimos na estreia que o time se dedicou. Vamos ter dificuldades com o Santos, mas com o Palmeiras podemos já ter novidades, pois vamos ter 10 dias para trabalhar. Temos que contar com todos os detalhes.

PROJETO

Se você fizer uma análise, a maioria vai apontar os clubes de maiores orçamentos como favoritos ao título. Mas futebol não é ciência exata. Já fui atleta e sei que o que é feito aqui dentro. Gustavo Dubeux (presidente) tem mostrado um planejamento interessante. E eu tenho participado com outras coisas que podem ser desenvolvidas. Embora estejamos no Nordeste, onde as coisas costumam chegar depois, precisamos nos antecipar. O Sport precisa dar um salto. E eu tenho visto este projeto aqui. 

ELENCO

Se nós não tivermos injeção de mais atletas, vamos ter dificuldades. Todo mundo sabe e não vamos omitir de ninguém. Existem atletas que estão acertando e serão apresentados no momento certo. A torcida pode ficar despreocupada, pois vamos em cima do que tem disponível. Vamos também se valer da nossa amizade no futebol, para viabilizar vinda de vários jogadores.

VERBA

Você tem que tirar a diferença dentro de campo, com atletas que tenham fome. Atletas que estão de barriga cheia não servem para nós. Espero que todos no Sport entendam que vamos ter que dar de tudo para diminuir essa distância. Futebol te dá a chance de mostrar para todo mundo que orçamento pode ficar do lado de fora. Estou com muita fome. Aprendi que o trabalho exaustivo te leva a lugares que muitos duvidam.

RELAÇÃO COM O SPORT

Já demonstrei meu valor com cinco anos que figuro somente em Série A. Fiz opções diante do que o mercado oferece, e às vezes você acertar em um lugar e não em outro. Vejo no Sport potencial para fazer a melhor campanha entre os oito times com menores orçamentos, por causa da camisa, da tradição e da torcida. Aceitei o desafio, sabendo da importância da torcida quando a gente joga em casa. Vamos montar uma equipe competitiva para que o Sport e o Mancini possam crescer ainda mais.

COMENTÁRIOS dos leitores