Brasileiros lutam por vaga na maratona aquática de Londres

Allan do Carmo e Lucas Kanieski vão lutar pela única destinada ao Brasil

por Thiago Graf ter, 05/06/2012 - 14:54
Divulgação/CBDA Lucas Kanieski é um dos candidatos à vaga Divulgação/CBDA

Dois brasileiros vão disputar uma vaga para a maratona aquática dos Jogos de Londres. Allan do Carmo e Lucas Kanieski seguem rumo à cidade de Setúbal, em Portugal, onde disputam o pré-olímpico da modalidade a partir do próximo domingo (10). Eles buscarão um lugar na prova de 10 quilômetros nos jogos de Londres.

O primeiro a viajar é Allan, que embarcar às 17h10 desta terça-feira (5). Amanhã, é a vez de Lucas, a partir das 16h45. A prova masculina será realizada no Parque Urbano de Albarquel. A competição terá a participação de 102 atletas, sendo 41 homens. Serão 44 países representados e os nadadore(a)s buscam uma das 30 vagas que ainda restam para a disputa das Olimpíadas, 15 em cada categoria.

A primeira chance para se conseguir uma vaga em Londres foi no Mundial dos Esportes Aquáticos de Xangai, onde os 10 melhores se classificavam. A brasileira Poliana Okimoto foi a 6ª e terá lugar nas Olimpíadas, enquanto Ana Marcela Cunha foi a 11ª e ficou como primeira reserva.

Como já garantiu uma vaga no mundial da China, o Brasil não pode ter nenhuma representante no pré-olímpico feminino de Setúbal. Por ainda não ter nenhum homem classificado, o país pode inscrever dois atletas. No entanto, eles vão disputar apenas uma vaga destinada ao Brasil.

Além dos brasileiros, outros dois fortes nadadores estarão no pré-olímpicos. São eles: o tunisiano Oussama Mellouli, campeão olímpico e mundial nos 1500m livre; o do italiano Valério Cleri, campeão dos 10 km no Mundial de Maratonas Aquáticas de Roberval-Canadá, em 2010.

*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA)

COMENTÁRIOS dos leitores