Guarani vence Ipatinga e deixa a zona do rebaixamento
Um adversário na zona de rebaixamento, que ainda não venceu fora de casa e com os salários atrasados. Aproveitando de todos esses fatores, o Guarani encerrou o jejum de quatro jogos e venceu o Ipatinga por 1 a 0, no estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Mesmo assim, contou com a sorte porque o único gol foi marcado pelo atacante Schwenck, aos 43 minutos do segundo tempo.
Após encerrar o jejum e conquistar a sua segunda vitória em casa, o Guarani chegou aos dez pontos e deixou a zona de rebaixamento, subindo para o 13.° lugar. Já o time mineiro viu a sua sequência de derrotas aumentar para seis e caminha a passos largos rumo a Série C de 2013, estacionando nos quatro pontos, na penúltima colocação.
O Guarani teve maior posse de bola nos 45 minutos iniciais, mas encontrou muita dificuldade em furar o bloqueio do Ipatinga, tanto que chegou com perigo apenas uma vez. Aos 13 minutos, Renato Ribeiro aproveitou cobrança de escanteio e cabeceou para defesa espetacular de Bruno. Apesar de se preocupar em se defender, o time mineiro teve chance de marcar. Wellington Bruno arriscou de fora da área e quase surpreendeu Emerson, que espalmou a bola pela linha de fundo.
Assim como aconteceu no primeiro tempo, o Guarani teve maior posse de bola na etapa final, mas praticamente não ofereceu perigo ao goleiro adversário. Aos 43 minutos, os donos da casa abriram o placar. Schwenck recebeu passe de Fábio Bahia, dominou no peito e bateu de virada, acertando o ângulo. No último minuto, Wellington Bruno, do Ipatinga, acertou Danilo Sacramento sem bola e foi expulso.
O Guarani voltará a campo apenas no dia 14 de julho (sábado), quando enfrenta o Bragantino, às 16h20, no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, pela décima rodada. Em jogo adiado da segunda rodada, o Ipatinga enfrenta o Atlético Paranaense, na próxima terça, em Paranaguá (PR).
FICHA TÉCNICA
GUARANI 1 x 0 IPATINGA
GUARANI - Emerson; Oziel (Medina), Neto, André Leone e Bruno Recife; Jackson (Ademir Sopa), Fábio Bahia, Renato Ribeiro (Thiaguinho) e Danilo Sacramento; Kleiton Domingues e Schwenck. Técnico: Osvaldo Alvarez (Vadão).
IPATINGA - Bruno; Neno, Pedrão, Pablo e Chiquinho (Leandro Brasília); Leanderson, Ruy Cabeção (Márcio Diogo), Max Carrasco e Wellington Bruno; Laécio (Eliandro) e Vinícius Kiss. Técnico: Mazola Júnior.
GOL - Schwenck, aos 43 minutos do segundo tempo.
CARTÕES AMARELOS - Oziel e Neto (Guarani); Pedrão, Ruy Cabeção e Max Carrasco (Ipatinga).
CARTÃO VERMELHO - Wellington Bruno (Ipatinga).
ÁRBITRO - Célio Amorim (SC).
RENDA - R$ 28.391,00.
PÚBLICO - 1.939 pagantes.
LOCAL - Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas (SP).