Yane Marques busca inédito ouro Olímpico no pentatlo
Confiante, a atleta se diz preparada para disputa
Ocupando atualmente o 3° lugar no ranking mundial de Pentatlo Moderno, a pernambucana Yane Marques chega à Londres com grande possibilidade de pódio. Mas o caminho para a conquista não será assim tão fácil, porque ela terá adversárias que podem complicar, como as francesas Amélie Caze e Elodie Clouvel e a alemã Lena Schöneborn.
Yane subiu no ranking mundial após vencer o Campeonato Francês da categoria este ano e deixar para trás duas de suas principais adversárias, a tricampeã mundial Amélie Caze, que ficou com a prata, e a egípcia Aya Medany, medalha de bronze. A maior surpresa da competição foi a penúltima colocação da francesa Elodie Clouvel, campeã da segunda etapa da Copa do Mundo realizada no Brasil. Além delas, há a atual campeã olímpica, a alemã Lena Schöneborn como uma das fortes candidatas ao título em Londres.
Quando questionada sobre suas principais oponentes, Yane destaca o equilíbrio. “É difícil definir. São todas muito qualificadas. Para se ter uma ideia, todas as etapas realizadas na Copa do Mundo foram vencidas por pentatletas diferentes. Meu primeiro objetivo é estar entre as 36 que vão para a final para ,então, tentar o título”, explicou.
Em sua segunda Olimpíada, Yane ganhou confiança e intensificou o treinamento. “Vejo isso como o resultado de muito trabalho, não só meu, mas dos meus técnicos também. Vou a Londres fazer o meu melhor e buscar esse feito inédito para o Brasil”, disse a pentatleta em seu site oficial, ao se referir ao ouro olímpico.