Natação brasileira disputa quatro categorias nesta quinta

Thiago Pereira, Cesar Cielo, Bruno Fratus, Kaio Márcio estarão em ação hoje

por Thiago Graf qui, 02/08/2012 - 01:37
Satiro Sodré/AGIF Thiago Pereira pode conquitar a sua segunda medalha nos Jogos de Londres Satiro Sodré/AGIF

Nesta quinta-feira (2), cinco brasileiros entram nas piscinas do Centro Aquático de Londres para lutar por medalhas olímpicas. Thiago Pereira, Cesar Cielo, Bruno Fratus e Kaio Márcio estarão em ação em quatro categorias da natação. As competições iniciam pela manhã.

Os primeiros a caírem na água serão Cesar Cielo e Bruno Fratus. Os brasileiros estão na mesma bateria do classificatório da prova dos 50 metros nado livre. As disputas serão iniciadas a partir das 6h (horário de Brasília-DF). Caso os atletas se classifiquem, as semifinais também serão realizadas nesta quinta-feira. A disputa por medalhas só ocorrerão na sexta-feira (3).

Cielo não conseguiu uma medalha nos 100 metros livre, ficando na sexta posição, mas é favorito para a disputa dos 50 metros. Tanto ele como Bruno Fratus estiveram juntos na disputa dos 4x100 medley, onde o Brasil não chegou às finais. Os principais adversários brasileiros são o italiano Luca Dotto, o francês Florent Manaudou, o russo Sergei fesikov, além dos australianos James Mahnussen e Eamon Sullivan.

Às 7h, o paraibano Kaio Márcio inicia a competição dos 200 metros nado borboleta. O qualifying e as semifinais dos atletas classificados serão realizados nesta quinta-feira. Quem avançar para a decisão por medalhas volta à piscina na sexta-feira.

Kaio vai participar da sua terceira olimpíada e ainda busca o primeiro pódio. Em 2004, ficou na 17ª colocação nos 100 metros borboleta, 19º nos 200 metros borboleta e 15º no revezamento 4x100m medley. Em Pequim (2008), foi sétimo lugar nos 200m borboleta. No currículo, o paraibano acumula oito medalhas em jogos Pan-Americanos, sendo três de ouro, três de prata e outras duas de bronze.

Márcio vai competir na quarta bateria. Entre os principais adversários do brasileiro estão os norte-americanos Michael Phelps e Tyler McGill, o polonês Konrad Czerniak e o australiano Chris Wright.

No período da tarde, é a vez de Thiago Pereira tentar a sua segunda medalha nos Jogos de Londres. O nadador se classificou ontem para a final dos 200 metros medley. O paulista fez o quinto melhor tempo geral no classificatório. A partir das 16h15, ele entra na água para encarar a decisão, que é considerada pelos especialistas de natação como uma das mais difíceis, já que conta com fortes competidores, entre eles os norte-americanos Ryan Lochte e Michael Phelps; o húngaro Laszlo Cseh, além do sul-africano Chad le Clos.

COMENTÁRIOS dos leitores