Esquiva Falcão se classifica e garante mais uma medalha
Lutador brasileiro superou o húngaro Zoltan Harcsa e avançou às semifinais; Ele tem, no mínimo, o bronze garantido
O sucesso de Adriana Araújo no boxe feminino se repetiu no masculino. Na tarde desta segunda-feira (6), o brasileiro Esquiva Falcão garantiu classificação para as semifinais da categoria peso-médio (até 75kg) dos Jogos Olímpicos e assegurou, no mínimo, mais um bronze para o Brasil, já que neste esporte todos os semifinalistas garantem um lugar no pódio.
Falcão duelou frente ao húngaro Zoltan Harcsa, no Ginásio ExCel, e venceu por 14x10 após a realização dos três rounds. Nas semifinais, ele enfrentará um lutador da casa, o britânico Anthony Ogogo. Essa já é considerada a melhor participação do boxe brasileiro em Jogos Olímpicos. A última medalha foi conquistada há 44 anos, com Servílio de Oliveira.
A LUTA
Logo no primeiro round, o Brasileiro mostrou a sua determinação em conseguir a vaga nas semifinais. Ao termino dos três minutos, Falcão ganhou com uma boa diferença: 6x2. Harcsa reagiu na segunda etapa, mas o brasileiro conseguiu nova vitória, dessa vez por 5x4.
No terceiro e último round, a luta seguiu equilibrada. O húngaro tentava reaver o prejuízo do primeiro tempo do confronto, enquanto Esquiva se defendia e aproveitava as falhas do adversário. Já no final, o brasileiro mandou uma sequência de golpes, mas perdeu para Harcsa por 4x3. Mesmo assim, com a contagem dos pontos, Falcão levou a melhor e garantiu a classificação: 14x10.
Ao final, Esquiva Falcão comemorou fazendo a letra “T” com os braços, em homenagem ao seu pai, Adegar Falcão, que foi boxeador e é chamado de “Touro Moreno". O confrontos das semifinais, diante do britânico brasileiro Anthony Ogogo, será realizado na próxima sexta-feira (10), a partir das 11h.