Os olhos do mundo se voltam para Paralimpíadas de Londres

Serão mais de quatro mil atletas disputando medalhas em 20 modalidades

por Arytânia Correia dom, 19/08/2012 - 00:00
Divulgação/London2012 A cerimônia de abertura será no dia 29 de agosto Divulgação/London2012

Depois dos Jogos Olímpicos, é a vez das Paralimpíadas de Londres mostrar para o mundo a força e a superação de seus esportistas. O evento reunirá mais de quatro mil atletas, de 165  nacionalidades, para disputar em 20 modalidades. As competições começam no dia 29 de agosto e vão até 9 de setembro.

As Paralimpíadas são realizadas desde 1960. Os esportes foram adaptados para pessoas com deficiência, logo depois da Segunda Guerra Mundial, como forma de reabilitação para os soldados mutilados. As primeiras modalidades surgiram nos EUA e na Inglaterra. A partirr de 1952, os Jogos eram anuais e participaram em torno de 130 paratletas.

Em 1960, o evento foi realizado em Roma, logo após as Olimpíadas. Surgiram então as Paralimpíadas, que contou com o apoio do Comitê Olímpico Italiano, e ganhou força e importância, assim como as Olimpíadas. Desde 1988 as Paralimpíadas e Olimpíadas são realizadas no mesmo local.

O Brasil nos Jogos

A primeira participação brasileira ocorreu em 1972, na Alemanha. Os brasileiros competiram em quatro modalidades: atletismo, basquete em cadeira de rodas, natação e tiro com arco. Os primeiros medalhistas foram Luiz Carlos Costa e Robson Sampaio Almeida, com a prata na modalidade Bocha na Grama.

Na última edição das Paralimpíadas, em Pequim 2008, contou com 3.951 mil paratletas de 146 países. A presença brasileira cresceu consideravelmente, e em 2008, com a delegação de 188 atletas, o país terminou em nono lugar da competição, com 47 medalhas (16 de ouro, 14 de prata e 17 de bronze).

Em Londres 2012, o Brasil será representado por 182 atletas e quer subir dois lugares na colocação geral e terminar em sétimo. Em dez edições dos Jogos, os atletas brasileiros conquistaram 187 medalhas paralímpicas, (52 de ouro, 69 de prata e 66 de bronze). As modalidades que mais subiram ao pódio foram o atletismo, judô e natação.

Cerimônia de abertura

O nadador Daniel Dias, campeão paralímpico e recordista mundial em piscina curta e longa, será o porta-bandeira do Brasil na abertura dos Jogos de Londres. A cerimônia será no dia 29 de agosto, no Estádio Olímpico de Londres.

Em sua estreia, nos Jogos de Pequim, Daniel ganhou quatro ouros, quatro pratas e um bronze. Eleito melhor do mundo em 2009, quando recebeu o Prêmio Laureus, o paulista bateu cinco recordes no campeonato mundial realizado na Holanda. Em Londres, o paratleta buscará seis ouros em suas provas individuais, além do pódio nas duas provas de revezamento que participará.

CPB lança o hotsite especial

Para que os brasileiros acompanhem todos as disputas das Paralimpíadas 2012, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) lançou o hotsite especial dos Jogos. O portal traz notícias, promoções, fotos e vídeos de tudo que envolve a preparação e participação dos atletas brasileiros nos Jogos Paralímpicos de 2012.

Visite o site:  www.cpb.org.br/londres2012

Conheça as modalidades esportivas Paraolímpicas:

- Atletismo

- Basquete em cadeira de rodas

- Bocha

- Ciclismo

- Esgrima em cadeira de rodas

- Futebol de 5 jogadores

- Futebol de 7 jogadores

- Goalball (para portadores de deficiência visual)

- Levantamento de peso

- Hipismo

- Judô

- Natação

- Remo

- Rugbi em cadeira de rodas

- Tênis em cadeira de rodas

- Tênis de Mesa

- Tiro

- Tiro com arco

- Vela

- Voleibol

COMENTÁRIOS dos leitores