Cerimônia marca abertura das Paralimpíadas de Londres

Com Stephen Hawking na narração e reprodução do "Big Bang", os Jogos Paralímpicos estão oficialmente abertos

por Arytânia Correia qua, 29/08/2012 - 19:00

A cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos de Londres 2012 foi realizada na tarde desta quarta-feira (29). Tão espetacular quanto a abertura das Olimpíadas, efeitos especiais, músicas e muita luzes marcaram o início da XIV edição do evento.

O festa foi nomeada “Iluminismo”. As apresentações foram elaboradas pelo diretor Stephen Daldry, do filme Billy Elliot. Milhares de voluntários participaram do espetáculo, que também contou com a presença do grupo "Aerobility", formado por uma organização britânica que treina pessoas com deficiência para serem pilotos.

O show foi iniciado com um avião sobrevoando o Estádio Olímpico e soltando faísca pelas asas. Depois da contagem regressiva, o renomado cientista Stephen Hawking iniciou seu discurso de abertura. Portador da ELA (esclerose lateral amiotrófica), Hawking se locomove através de cadeira de rodas e usa um sistema computadorizado de voz para falar. Em sua mensagem Hawking pediu para o mundo “olhar mais para as estrelas e menos para os pés". "Tente fazer sentido no que você vê e se pergunte: ‘o que faz o universo existir’. Seja curioso", finalizou o cientista.

Ao som de Umbrella, da cantora Rihanna, o “Big Bang” foi simulado. Baseado na teoria de que a explosão deu origem à formação do universo. Foi a vez da entrada do ator Ian McKellen, de O Senhor dos Anéis, para falar sobre os verdadeiros valores da competição, enquanto pessoas com deficiência desfilavam pelo estádio.O destaque ficou com um enorme exemplar da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que era folheado enquanto se movia.

Antes da entrada da Rainha Elizabeth II, um coral com 442 integrantes, incluindo cadeirantes, comoveu a todos. A bandeira do Reino unido foi hasteada ao som do hino nacional britânico, também apresentado em libras. Na sequência, foi apresentado um vídeo com imagens de todas as edições dos Jogos Paralimpícos, que começaram na Inglaterra em 1948.

Foi, então, anunciada a entrada dos paratletas, divididos por seus países, começando em ordem alfabética. Muito animada, a delegação brasileira foi recebida sob muitos aplausos. Formada por 182 atletas, o destaque ficou com o nadador Daniel Dias, que foi o porta-bandeira do desfile.

As disputas nos Jogos Paralímpicos de Londres começam nesta quinta-feira (30), com estreia brasileira na natação, no tênis de mesa, hipismo, judô, goalball e basquete.







 







COMENTÁRIOS dos leitores