Se vencerem etapa da Finlândia, brasileiras garantem hepta
Juliana e Larissa lideram o ranking de 2012 e precisam apenas de mais um ouro para assegurar a conquista por antecipação
As brasileiras Juliana e Larissa iniciam nesta quinta-feira (30) a disputa da etapa da Finlândia do Circuito Mundial de vôlei de praia, a penúltima da edição de 2012. Líder do ranking mundial, a dupla necessita de mais um ouro para assegurar o título deste ano, sagrando-se heptacampeã. O país ainda terá mais duas parcerias na competição realizada na cidade de Aland: Maria Clara/Lili e Ágatha/Bárbara Seixas.
A etapa finlandesa terá a participação de 32 duplas. A competição será realizada em formato eliminatório e as definições de ouro, prata e bronze ocorrerão no domingo (2). Juliana e Larissa tem 5.280 no ranking mundial e são as únicas brasileiras com chances de títulos. As principais adversárias são as chinesas Chen Xue e Zhang Xi, que tem 5.240, mas não disputarão o torneio finlandês. Por conta dessa ausência, caso a dupla nacional vença e cheguem ao escore de 5.560, as orientais não poderiam mais alcançá-las, mesmo que ganhem a etapa de encerramento do ano, que será realizada na Tailândia, em outubro.
Essa é a quinta vez que o circuito tem uma etapa na cidade de Aland e o retrospecto brasileiro é positivo. Das quatro ocasiões anteriores, Juliana e Larissa ganharam três (2007, 2009 e 2010) e foram bronze na temporada passada.
"Não é fácil vencer no esporte, ainda mais conseguir a marca de sete títulos do Circuito Mundial – que é uma competição muito forte. No entanto, nosso pensamento ainda não é este, pois ainda precisamos vencer a etapa. Vamos tentar fazer o nosso melhor”, comentou Larissa.
Caso confirmem o heptacampeonato, a dupla se consagrará como a mais vitoriosa da história do Circuito Mundial. Até o momento, o topo desta lista é dividido com Adriana Behar e Shelda, que também tem seis títulos. Individualmente, o recorde é de Emanuel, que soma 10 conquistas.