Jovane Silva conquista ouro inédito na esgrima

por Arytânia Correia qua, 05/09/2012 - 17:06
Divulgação/CPB O Brasil não havia conquistado nenhum ouro na esgrima, nem nos Jogos Olimpicos nem Paralímpicos Divulgação/CPB

O brasileiro Jovane Silva Guissone conquistou o ouro paralimpíco na esgrima de cadeira de rodas categoria espada, nesta quarta-feira (5). A vitória foi por um ponto foi contra Chick Sum Tom, de Hong Kong, por 15 a 14. A medalha paralímpica é inédita para o país.

O brasileiro saiu na frente, mas chegou a estar o perdendo por 10 a 8. Na disputa do último ponto, com a disputa empatada em 14 a 14, Jovane arriscou encaixando o último toque, garantindo o ouro.

O esgrimista já havia ganhado destaque no esporte ao conquistar medalhas na Copa do Mundo de Montreal em 2011 e na Copa do Mundo de Marchal 2012. O paratleta perdeu os movimentos da perna depois de reagir a um assalto, em novembro de 2004, na cidade de Canoas. Ele levou um tiro que perfurou pulmão, baço e acertou a espinha. Em 2008, começou na esgrima e passou a ser um dos principais atletas paraolímpicos brasileiros.

“Essa medalha é do Brasil. No último ponto, arrisquei e não errei. Fui para cima e consegui o toque. Agradeço a minha família, aos meus amigos e aos brasileiros que torceram por mim”, disse o brasileiro.







COMENTÁRIOS dos leitores