Basquete masculino da UNINASSAU se prepara para os JUBs

Equipe viajará para o local da competição no dia 22 de outubro

por Thiago Graf ter, 25/09/2012 - 00:00

A equipe de basquete do Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU) está em fase final de preparação para a disputa das Olimpíadas Universitárias JUBs 2012. O time tem no comando o técnico Rildo Aciolly e viajará no dia 22 de outubro para a cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, local da competição este ano.

O time da UNINASSAU terá 11 jogadores à disposição para a disputa. A base desta equipe atua junta há, aproximadamente, quatro anos. O grupo vem realizando uma média de cinco treinos por semana, cada um com duração de duas horas. O técnico explica qual trabalho está sendo feito nesta reta final. “São dois pontos importantes neste momento. Na parte física, a intenção é exigir o máximo dos atletas. Com relação à questão tática, estamos enfatizando as jogadas ensaiadas e as defesas”, comentou Rildo. “O entrosamento já é muito bom pelo tempo. Quando o físico cresce, o tático também evolui”, complementou.

Com cinco JUBs no currículo, o armador Guilherme Negreiros (foto) é um dos líderes do grupo. “O ritmo da preparação está intenso, mas muito legal. Estamos motivados”. O jogador esteve presente na disputa de 2011, quando a equipe não pode contar com as orientações do técnico Rildo Aciolly, que não pode viajar a Campinas-SP devido a um problema de saúde com sua mãe. “Foi muito difícil ficar sem treinador. Faltou um pouco de comando. Ele é muito respeitado e a presença dele é importante”, lamentou, informando ainda que a equipe pernambucana encerrou as disputas na quinta colocação.

O ala Ridan Souza também é um dos mais experientes do grupo. Ele revela que é o principal oponente da UNINASSAU. “O nosso calo é a Universidade Castelo Branco (UCB). Sempre que a gente se encontra, é complicado. Já vencemos em outras oportunidades, mas perdemos as duas últimas. Uma no JUBs do ano passado e a última na final da Liga Universitária de 2012, quando fomos derrotados por apenas cinco pontos”, recordou.

Um estreante entre os veteranos - Se o time da UNINASSAU é experiente, um jogador em especial nunca viveu o “clima” dos JUBs. Trata-se de Fernando Moura, de 18 anos, aluno do curso de administração. “Estava em São Paulo e vim para cá estudar. Foi aí que comecei a jogar na equipe e disputarei pela primeira vez a competição. Sobre a recepção do restante do grupo, ele elogia. “Já conhecia os garotos. A relação aqui é muito saudável e eles me apoiam bastante”, pontuou.

Abaixo, o técnico comenta sobre a formação de um time vencedor.

Sob os olhares do experiente Rildo

Rildo Aciolly é um dos nomes mais conhecidos do basquete pernambucano. O comandante está à frente do time da UNINASSAU desde a fundação da instituição. Hoje ele dirige as equipes masculina e feminina.

Com 50 anos de idade, Rildo já não sabe com exatidão quantos JUBs disputou. “É complicado... Juntando tudo deve ter ido para uns 15”. Mesmo com tantas participações ele ainda tem uma motivação em especial. “É o título que falta. Fui vice umas três vezes. Trata-se de um campeonato muito difícil, mas temos um time muito competitivo, tanto no masculino como no feminino. Entre os quatro primeiros, todos tem grandes chances”, analisou.

Os JUBs acontecem entre os dias 18 e 27 de outubro, em Foz do Iguaçu. Serão oito modalidades em ação, quatro individuais (atletismo, judô, natação, e Xadrez) e o restante coletiva (basquetebol, futsal, handebol e voleibol). Todos os esportes contemplam disputas masculinas e femininas.

COMENTÁRIOS dos leitores