Pará conquista 76 medalhas nas Paralimpíadas

por sex, 19/10/2012 - 11:08

Já são 76 as medalhas conquistadas pela delegação paraense nos dois dias das Paralimpíadas Escolares, em São Paulo. Nesta quinta-feira (18), a equipe garantiu 22 medalhas de ouro, 23 de prata e 21 de bronze. Entre os principais destaques estão o atletismo, com 40 medalhas, e a natação, com 20. O evento esportivo, considerado o maior do mundo para estudantes com deficiência, termina na noite desta sexta-feira (19).

A expectativa é de mais conquistas para a delegação de estudantes do Pará, nas modalidades de vôlei sentado, natação, e goalball. A equipe de tênis de mesa abocanhou duas medalhas de prata, com os estudantes Andrey Barreto e Rosicléia Correa, ambos com deficiência física. Esta foi a quarta Paraolimpíada de Rosicleia, que estuda na Escola Estadual José Mariano Machado, em Barcarena. "Estamos competindo com os melhores e esta medalha de prata tem muito valor para mim. Espero participar ano que vem de novo e, quem sabe, também estar entre os primeiros", disse.

No vôlei sentado, praticado por estudantes com deficiência física, o Pará segue em busca de vaga nas finais. A equipe paraense venceu mais um jogo, contra a seleção de Santa Catarina.

Adaptada especificamente para pessoas com paralisia cerebral, a prática da bocha virou sinônimo de superação de desafios.

Pela primeira vez, a delegação paraense levou às Paraolimpíadas Escolares uma equipe para competir nessa modalidade. A participação dos quatro atletas da bocha foi encerrada nesta quinta-feira (18) sem medalhas, mas com a demonstração de um grande potencial a ser explorado nos próximos anos.

Por Juliana Gomes

COMENTÁRIOS dos leitores