De virada, Timbu perde para o São Paulo: 2x1

Souza marca golaço de falta, mas Náutico perde mais uma fora de casa

por William Tavares dom, 18/11/2012 - 17:59
Marcos Bezerra/Futura Press/Estadão Conteúdo Tricolores festejaram a virada Marcos Bezerra/Futura Press/Estadão Conteúdo

Um jogo de duas caras e três cores. Morno no primeiro tempo, o 0x0 representava duas equipes que nem pareciam ambicionar vagas em torneios internacionais. Na segunda etapa, a emoção finalmente visitou o Morumbi. O Náutico abriu o placar com Souza, mas Luís Fabiano e Rogério Ceni garantiram a vitória Tricolor. Ganso finalmente estreou, mas de forma tímida. Extrovertidos mesmos ficaram os torcedores paulistas, que comemoraram a chegada dos 62 pontos na terceira posição, garantindo a classificação para a Libertadores 2013. O Timbu segue na 13ª colocação, com 45.

O JOGO

Como era de se esperar, a bola passava sua maior parte do tempo nos pés tricolores. Porém, em termos de criação, os mandantes não construíam jogadas de perigo. Nos primeiros 15 minutos, apenas dois chutes de Lucas que pouco animaram o técnico Ney Franco. Com Alisson atuando de volante, o Timbu representava em campo o discurso feito por toda semana pelo técnico Alexandre Gallo. O time permanecia fechado na defesa à procura do contra-ataque para surpreender os mandantes, mas o máximo que conseguiu foi um chute sem direção de Rogério.

Aos 30 minutos, o coro pela entrada de Paulo Henrique Ganso começava timidamente a tomar conta do Morumbi. Do banco de reservas, o meia via um São Paulo que esbarrava na postura defensiva dos alvirrubros. Típico primeiro tempo de jogo 0x0.

Com uma lesão no tornozelo direito, Rafael Tolói não retornou na segunda etapa. Edson Silva foi a opção do treinador são-paulino para recompor a zaga. No Náutico, a formação continuou a mesma, assim como o estilo de jogo. No primeiro contragolpe que organizou, aos 3 minutos, Kieza foi derrubado próximo a meia-lua. Contra um especialista em cobrança de falta, Souza sabia que seria difícil vencer Rogério Ceni. A tática usada foi cobrar a falta no canto onde o goleiro estava. Deu certo. A bola foi parar no fundo das redes. Festa dos alvirrubros em pleno Morumbi lotado.

Alegria que durou pouco. O mesmo tempo que o Náutico gastou para abrir o placar foi o intervalo de minutos que o São Paulo usou para igualar o marcador. Aos 6, Felipe saiu jogando errado e a bola caiu nos pés de Osvaldo. O atacante avançou pela esquerda e cruzou para o sempre oportunista Luís Fabiano usar a cabeça para empatar o jogo. Explosão de alegria que seguiu até a entrada de Ganso, na vaga de Jádson. No Timbu, saiu Rogério e entrou Kim.

Ainda sem o ritmo ideal de jogo, mas com a qualidade já conhecida, Ganso aos poucos deu mais toque de bola aos paulistas. A pressão do Tricolor se concentrava nas jogadas pela ponta com Osvaldo e Lucas. Aos 25, o camisa 7 achou Luís Fabiano livre, mas o centroavante foi empurrado dentro da área por Alemão. Wagner Reway marcou pênalti. Na cobrança, Rogério Ceni deslocou Felipe e marcou o gol da virada.

Aos 30, uma sequência de dois lances que deram calafrios na zaga alvirrubra. Primeiro, Osvaldo passou em velocidade pela esquerda e bateu cruzado para a defesa de Felipe. Depois, foi a vez de Ganso bater colocado por cima do gol. Partindo para o tudo ou nada, Gallo colocou Reis no lugar de Souza. Ter mais um atacante não trouxe mais ofensividade ao time. Pelo contrário. Com mais espaço para tocar a bola no meio, o São Paulo só não ampliou o resultado porque Luís Fabiano e Wellington desperdiçaram grandes chances na cara do gol. Com o apito final, o Náutico saiu mais uma vez lamentando um resultado negativo fora de casa. 

Ficha Técnica:

Local: Morumbi/SP

Horário: 16h (horário do Recife)

São Paulo: Rogério Ceni, Paulo Miranda, Rafael Toloi(Edson Silva), Rhodolfo e Cortez, Denilson, Wellington e Jádson(Ganso); Osvaldo, Luís Fabiano e Lucas. Técnico: Ney Franco.

Náutico: Felipe, Patric, Alemão, Jean Rolt e Douglas; Alisson, Josa, Souza(Reis) e Rhayner; Kieza e Rogério(Kim). Técnico: Gallo.

Árbitro: Wagner Reway (MT).

Assistentes: Márcia Bezerra Lopes Caetano (RO) e Luiz Carlos Silva Teixeira (BA).

Cartões Amarelos: Douglas Santos, Alemão, Jean Rolt, Kieza, Rhayner, Josa, Kim (Náutico), Luís Fabiano, Rhodolfo (São Paulo)

Gols: Souza, aos 3 do 2º tempo; Luís Fabiano, aos 6 do 2º tempo e Rogerio Ceni, aos 26 do 2º tempo.

COMENTÁRIOS dos leitores