Sport vence Botafogo e está a um ponto de deixar o Z-4

por William Tavares dom, 18/11/2012 - 20:37

Assim que a bola rolou para o segundo tempo de Sport x Botafogo, o placar marcava 0x0. No Canindé, a Portuguesa vencia o Grêmio por 1x0. Um cenário de filme de terror para os rubro-negros.  Só que 45 minutos depois, a história mudou. O Leão venceu o alvinegro por 2x0 e no jogo entre Lusa e tricolor gaúcho, empate em 2x2. O Sport chegou aos 40 pontos, na 17ª posição, enquanto que os paulistas estão uma posição acima, com um ponto a mais.

O JOGO

As duas equipes entraram em campo pressionadas pelos resultados da tarde. A vitória do São Paulo sobre o Náutico dificultou ainda mais as chances do Botafogo alcançar uma das vagas na Libertadores. No lado rubro-negro, o problema foi o Bahia ter vencido a Ponte Preta, abrindo sete pontos para o Leão na luta para escapar da zona de rebaixamento.

No duelo dos necessitados pelos três pontos, foi o Sport que começou pressionando. O caminho utilizado foi o das jogadas aéreas. Aos 14, Hugo cabeceou com perigo ao gol de Jefferson. Um minuto depois, foi a vez de Aílson testar firme para a boa defesa do goleiro. O Botafogo dependia das jogadas individuais de Bruno Mendes, que não repetia as últimas boas atuações. Seedorf, bem marcado, era apenas mais um botafoguense sem criatividade.

Faltou um pé

Buscando espaços pelas laterais, por três vezes o Sport viu seus cruzamentos passarem por toda a extensão da defesa alvinegra e nada de algum atacante colocar o pé para empurrar a bola no fundo das redes. No lance mais claro, aos 27, Felipe Azevedo bateu cruzado, mas Gilberto não conseguiu desviar a tempo.

Mais veloz, mais organizado, mais perigoso. O Sport foi tudo isso no primeiro tempo. “Só” faltou o gol.  E olhe que aos 42, Hugo aproveitou falha de Antônio Carlos após cruzamento e, de frente para Jefferson, bateu mal e desperdiçou a melhor chance pernambucana na partida.

Na volta para o intervalo, uma péssima notícia. A Portuguesa abriu o placar no Canindé contra o Grêmio. O que poderia desmotivar o Leão, deu ainda mais gana aos jogadores. Aos 12, o Leão mostrou que não se rende fácil.  Substituto de Gilsinho no jogo, Henrique aproveitou passe de Felipe Azevedo e tocou para Gilberto sozinho completar para o fundo das redes, abrindo o placar na Ilha do Retiro.

O goleiro Jefferson impediu por duas vezes que o Sport ampliasse o saldo. Primeiro ele defendeu uma falta cobrada por Reinaldo e depois parou um chute à queima roupa de Gilberto.  O gol, contudo, acordou o Botafogo, que passou a se jogar inteiramente no campo de ataque. Aos 31, Bruno Mendes apareceu livre na grande área e cabeceou no canto de Saulo, mas o goleiro leonino esticou o braço para impedir o empate carioca. Braços esses que se ergueram assim que ele teve a bola em mãos.

Na reta final, Felipe Menezes foi acionado para a vaga do xará Azevedo. No Botafogo, Elkesson e Fellype Gabriel foram as apostas de Osvaldo de Oliveira. E um dos substitutos por pouco não mudou a partida. Elkesson recebeu na grande área e foi derrubado por Diego Ivo. Pênalti claro que o árbitro Ricardo Marques, em cima do lance, não marcou.  

Mas o Sport não tem nada com isso e aproveitou o descuido na zaga alvinegra para fechar o placar. Aos 44, Felipe Menezes fez bela jogada individual pela esquerda e tocou na medida para Henrique ter a frieza de vencer o goleiro Jefferson e colocar um 2x0 que deixa o Sport encostando na Portuguesa nesta reta final de Brasileirão. Caso o Leão vença o próximo duelo e a Lusa empate ou perca, os pernambucanos deixariam o Z-4. 

Ficha Técnica:

Local: Ilha do Retiro.

Horário: 18h30 (Recife).

Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)

Assistentes: Roberto Braatz (PR) e Fabiano da Silva Ramires (ES)

Sport: Saulo; Cicinho, Bruno Aguiar, Aílson e Reinaldo; Tobi, Moacir e Hugo; Gilsinho(Henrique), Gilberto(Willians) e Felipe Azevedo(Felipe Menezes). Técnico: Sérgio Guedes.

Botafogo: Jefferson, Lucas, Antônio Carlos, Dória e Márcio Azevedo(Elkesson); Gabriel, Renato(Fellype Gabriel), Andrezinho, Seedorf e Lodeiro(Vitor Júnior), Bruno Mendes. Técnico: Oswaldo de Oliveira.

Gols:  Gilberto, aos 12 do 2º tempo e Henrique, aos 42 do 2º tempo

Cartões Amarelos: Cicinho (Sport), Antônio Carlos (Botafogo)

COMENTÁRIOS dos leitores