Planos para Copa da Confederações são debatidos no Recife
Evento serve para detalhar ações de diversas áreas consideradas cruciais para a realização da competição
A terça-feira (26) será de ajustes na preparação do Recife para a Copa das Confederações 2013. O Mar Hotel, em Boa Viagem, recebe um encontro de alinhamento e integração dos Planos Operacionais para a competição internacional – que será realizada em junho deste ano.
O evento que foi iniciado pela manhã, às 9h, após breve intervalo para a imprensa, conta com as presenças do Ministro do Esporte, Aldo Rebelo; do Governador de Pernambuco, Eduardo Campos; do Prefeito do Recife, Geraldo Júlio; e do CEO do Comitê Organizador Local (COL), Ricardo Trade. A reunião seguirá com as portas fechadas até 18h30.
Entre os principais tópicos operacionais que serão debatidos estão os de segurança, coleta e controle de ingressos, aeroportos, transporte e mobilidade, acomodação e receptivo turístico, telecomunicações, energia, vigilância sanitária, saúde, cultura, meio ambiente, comunicação e voluntariado. De acordo com Ricardo Trade, detalhes fundamentais para o êxito na realização da competição. “São reuniões importantes, pois daqui saem várias ações que vão acelerar as obras e priorizar as necessidades. É um momento para sentar e afinar os detalhes”, disse.
O representante do COL também enalteceu o andamento das obras da Arena Pernambuco, que chegou a 94% de conclusão. “A luta sempre foi para que Recife adiantasse a entrega, pois nunca esteve atrasado (o prazo inicial era dezembro desse ano e foi antecipado para 14 de abril). O Recife era sede apenas da Copa do Mundo e agora falta pouco para a estrutura ficar pronta”, afirmou, também se mostrando surpreso com a instalação do gramado: “Adoramos receber a foto, foi uma boa surpresa para todos”.
O governador Eduardo Campos também fez questão de ressaltar a antecipação dos prazos. Entretanto, fazendo uma ligação com outras reuniões operacionais. “Encontros como esse permitiram antecipações de prazos importantes. Essa integração é um instrumento para cumprir metas de trabalho. Mas também importante ressaltar que nos habilitamos a antecipar tudo e ser sede quando já havia um entendimento para quatro sedes”, explicou.
Esse também foi o tom dos outros representantes que discursaram. Quando questionados sobre possíveis problemas, afirmaram que a Copa das Confederações é justamente para identificar falhas e corrigi-las para a Copa do Mundo. Após Recife, o evento e comitiva seguem para Salvador (27.03) e Belo Horizonte (02.04). As reuniões seguirão um padrão de horário em todas as cidades-sede, das 9h às 18h50.