Ana Cláudia Lemos bate recorde e faz índice nos 100m
Ana Cláudia Lemos quebrou neste sábado (4) o recorde sul-americano dos 100 metros, que já lhe pertencia desde setembro de 2010, e fez o índice para a disputa do Mundial de Moscou, em agosto, na Rússia. A marca de 11s13 foi conseguida ao vencer a prova em competição da Federação Paulista de Atletismo, realizada em Campinas, no interior de São Paulo.
Aos 24 anos, a velocista brasileira já era dona do recorde sul-americano dos 100 metros, com o tempo de 11s15 feito em 2010. Neste sábado, ela chegou a correr a distância em 10s93 nas semifinais da competição, mas, como o vento estava acima do limite permitido, a marca não pôde ser homologada. Logo depois, porém, Ana Cláudia cravou 11s13 na final.
"Eu estava preparada, fazendo bons treinos e sabia que um bom resultado poderia sair a qualquer momento. Hoje (sábado), foi tudo perfeito. Foi um dia bom. Estou confiante e acho até que dá para repetir o tempo da semifinal com vento normal. É estar bem, pegar uma boa prova e fazer tudo de novo", afirmou Ana Cláudia, após a vitória em Campinas.
Antes dela, o Brasil já tinha uma atleta com índice para a disputa dos 100 metros no Mundial - a marca exigida é de 11s17. É Franciela Krasucki, que igualou o então recorde sul-americano de 11s15 em abril, numa competição em São Paulo. Ela também esteve na prova deste sábado em Campinas, mas foi superada por Ana Cláudia e levou medalha de prata (11s29).