Esporte anuncia primeiros contemplados do Atleta Pódio

Ao todo, 160 bolsas serão destinadas até o próximo ano. Os 44 primeiros nomes divulgados são de atletas paralímpicos

por Dulce Mesquita sex, 02/08/2013 - 12:33
Roberto Stuckert Filho/PR Velocistas Alan Fonteles e Terezinha Guilhermina estão entre os contemplados pelo Atleta Pódio Roberto Stuckert Filho/PR

O Ministério do Esporte divulgou os nomes dos 44 atletas que encabeçam a lista de contemplados pelo programa Bolsa Atleta Pódio, que integra o Plano Brasil Medalhas. Ao todo, 160 bolsas serão entregues para aqueles que têm chance de medalha nos Jogos Olímpicos e nos Jogos Paralímpicos de 2016 no Rio de Janeiro. Os beneficiados anunciados nesta sexta-feira (2) são atletas paralímpicos. Entre eles estão os velocistas Alan Fonteles e Terezinha Guilhermina.

Para o presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Andrew Parsons, o programa representa um avanço no incentivo ao esporte. “Nunca tivemos tanto apoio e reconhecimento. Tanto que os primeiros atletas anunciados são os paralímpicos”, destacou.

A presidente Dilma Rousseff destacou ainda o investimento que está sendo feito, em parceria com o Governo de São Paulo, em um centro de treinamento para os atletas paralímpicos. “Nós queremos que seja um dos mais modernos do mundo, porque um dia a nossa meta será, como a de qualquer país, a de ficar em primeiro lugar no ranking de medalhas. Por isso, o Brasil está empenhado em desenvolver o esporte paralímpico”, frisou ela, que aproveitou a cerimônia para homenagear a delegação de atletismo, que conquistou o terceiro lugar geral no Campeonato Mundial de Atletismo Paraolímpico, realizado em julho, na França.

Programa - A Bolsa Atleta Pódio é um dos apoios que o governo federal definiu para incrementar a preparação das delegações brasileiras que vão representar o país nos jogos do Rio 2016. O programa Atleta Pódio tem como finalidade melhorar o resultado esportivo de atletas brasileiros em competições internacionais, e abarca as seguintes ações: viabilização de equipe técnica multidisciplinar; participação em competições internacionais; viagens para treinamentos e intercâmbios no exterior; aquisição de equipamentos e materiais esportivos; e bolsa para custeio de outras necessidades do atleta.

Os principais critérios para o apoio são que os atletas precisam estar em plena atividade esportiva, estar entre os 20 melhores do ranking mundial de suas provas, apresentar plano esportivo detalhando seu programa de treinamento e competição, apresentar progressão no ranking da federação internacional de sua modalidade nos últimos três anos e ter como meta lutar por medalha em 2016.

Os demais atletas que serão beneficiados pelo programa serão anunciados posteiormente.

COMENTÁRIOS dos leitores