As pistas que fraturam joelhos

A quantidade excessiva de corridas é prejudicial à saúde dos corredores.

por Thiago Augustto seg, 04/11/2013 - 05:05
JONNE RORIZ/ESTADÃO CONTEÚDO Profissionais ressaltam descanso como fator importantíssimo para evitar as lesões JONNE RORIZ/ESTADÃO CONTEÚDO

As temidas lesões já ganharam espaço no calendário dos atletas. O dia é inconveniente, não tem data marcada.Naturalmente acontece. Não é raro, testemunhar uma notícia a respeito de um esportista que saiu de uma disputa machucado. Seja lá qual for a sua área de atuação, a contusão virou um fato corriqueiro. De causar temor. No atletismo, o excesso ou sedentarismo da atividade física é prejudicial à saúde. Vários problemas físicos são causados por esse desconforme. 

Para o técnico Daniel Ricardo, treinador de atletas de ponta do país - como Ubiratan José dos Santos, maior recordista do atletismo pernambucano, e Maria de Lourdes – é necessário que haja uma atenção especial para os que praticam a corrida. Ciente das contrariedades, o técnico analisou o fato de Pernambuco receber duas corridas de rua por semana. “esse tipo de atividade serve para muitas coisas. Para melhoria da qualidade de vida, do preparo físico, para emagrecer, para prazer ou até mesmo complemento do treino de alguma outra prática esportiva. Mas, se for praticada de forma equivocada, se torna um fator muito prejudicial à saúde”.

Essas práticas realizadas de forma incorreta incluem atividades de alta intensidade, aumento desmedido do volume dos treinamentos, períodos de recuperação insuficiente, intervalo curto entre as competições ou até mesmo rotina desregulada.

O treinador analisou os riscos que os atletas comuns se submetem. “Um atleta de ponta tem um acompanhamento técnico e selecionará as competições que vai participar. Já os não-atletas - que não têm uma base na prática esportiva – precisam ficar ainda mais espertos. Se participarem semanalmente de competições, o risco de lesão é alto”, explicou o treinador.

Mesmo o campeão na Sul-Americana dos 10 mil metros, em 2009, Ubiratan José dos Santos, afirmou não participar de todas as competições. “Nosso corpo precisa descansar. Correr todos os dias. Eu preciso correr sempre no limite. Aperfeiçoando a minha condição física, mas com cuidado”, pontuou o recordista pernambucano dos 5 km, 10 km e 15 km e meia maratona.

Lesão por ignorância

O preparador físico Eduardo Barbosa acredita que os maiores problemas físicos são gerados pela falta de informação. O professor explicou que, às vezes, uma pessoa que nunca fez atividade física,em um curto espaço de tempo, imprudentemente, já quer fazer exercícios mais exigentes. O resultado é a contusão. “Não se pode, da noite para o dia, começar a correr em competições. O corpo não consegue acompanhar esse ritmo acelerado. Vai soar estranho o que eu vou falar, mas tem que começar pelo início”, explicou.

COMENTÁRIOS dos leitores