"Pernambuco no Mundial", Sandro Meira Ricci é homenageado

Pertencente ao quadro pernambucano, Ricci será o árbitro brasileiro na Copa do Mundo

por Clauber Santana sex, 17/01/2014 - 19:49
Clauber Santana/LeiaJáImagens FPF entregou o distintivo da Fifa ao árbitro Clauber Santana/LeiaJáImagens

Pela primeira vez a Copa do Mundo terá um árbitro filiado à Federação Pernambucana de Futebol. O escolhido pela Fifa para representar o país-sede do Mundial foi Sandro Meira Ricci do quatro do Estado. Nesta sexta-feira (17), o presidente da FPF, Evandro Carvalho, homenageou o árbitro e entregou-lhe o distintivo da FIFA, na sede da entidade.

“É um orgulho, para nós, ter um árbitro federado em Pernambuco apitando a Copa do Mundo. Torcemos que ele não apite a final, claro, mas será de bom gosto se ele apitar a decisão do terceiro lugar”, brincou Evandro Carvalho. Antes de ser questionado pela imprensa, Sandro Meira Ricci fez um discurso de agradecimento. “É um momento de agradecer a Deus, a minha família e aos meus amigos. E, claro, também às instituições que me deram oportunidade de trabalhar como a Federação Brasiliense de Futebol, CBF, FIFA, Conmebol e a Federação Pernambucana de Futebol”, disse.

Como brasileiro, Ricci não poderá apitar a final caso a Seleção de Felipão esteja na decisão. Ainda assim, ele torce pelo sucesso do Brasil na Copa. “Prefiro a felicidade de 200 milhões do que de poucos. E a saída do Brasil não garante que eu seja o árbitro da final. Tudo vai depender da minha primeira partida. Se eu for bem, continuo na competição”, explicou.

Antes do Mundial, o árbitro passará por testes em fevereiro, nas Ilhas Canárias, em abril, em Zurique, e depois no Rio de Janeiro. Contudo, o próximo desafio de Sandro será no Campeonato Pernambucano na partida entre Pesqueira e Vitória, domingo (19), às 16h, no Joaquim de Brito. E mesmo se tratando de uma competição inferior, Ricci mantém a seriedade.

“O que me levou à Copa do Mundo foram os jogos amadores, depois profissionais, internacionais e competições mundiais. Não cheguei a ser convocado somente pelo que fiz na Fifa. O primeiro passo do insucesso é o menosprezo e isso está fora de qualquer plano. Tenho que me preparar para a cobrança e levar o Pernambucano como merece. Então, cabe me dedicar ao máximo”, concluiu.

A Fifa selecionou 25 trios de arbitragens para a Copa do Mundo de 2014. E o do Brasil será Sandro Meira Ricci, e Emerson Augusto de Carvalho e Marcelo Van Gasse como auxiliares.

COMENTÁRIOS dos leitores