Josi Santos diz que competirá em Sochi por Lais Souza

"Eu estou vindo para cá em uma homenagem a ela, por tudo que a gente fez durante esses sete meses treinando junto com o Ryan (Snow)", disse a esquiadora substituta

ter, 04/02/2014 - 12:30
Divulgação/CBDN Josi Santos (à dir.) Laís Santo ressaltou a participação como uma forma de homenagem à compatriota Lais Souza Divulgação/CBDN

Já em Sochi para a Olimpíada de Inverno, a atleta Josi Santos afirmou que decidiu confirmar a sua participação na disputa do esqui aéreo como uma forma de homenagear Lais Souza, que sofreu um grave acidente na semana passada, quando se preparava para a competição, e segue internada em Salt Lake City, nos Estados Unidos. "Eu estou vindo para cá em uma homenagem a ela, por tudo que a gente fez durante esses sete meses treinando junto com o Ryan (Snow). Não dá para abandonar assim de uma hora para a outra porque foi muito árduo. A gente estava muito junto. Estou vindo para cá por causa dela e para representar nosso país", disse a esquiadora, ao canal SporTV.

Ex-ginasta, assim como Lais Souza, Josi Santos nunca havia participado de uma Olimpíada. E, ao lado da companheira, ela realizou uma seletiva nacional, campings de treinamento e competições, até garantir presença nos Jogos de Sochi. Abalada com o acidente de Lais Souza, Josi Santos disse que prefere não comentar sobre o estado de saúde da compatriota, se concentrando na preparação para a disputa do esqui aéreo. "Eu não gostaria de entrar em detalhes, estou muito abalada com o que aconteceu. Quero focar no meu treino. Se vocês conseguirem me respeitar, eu vou agradecer", completou.

No dia 27 de janeiro, em Salt Lake City, Lais Souza sofreu grave acidente quando esquiava e se chocou com uma árvore. A brasileira, então, foi levada para um hospital, onde precisou passar por uma cirurgia, pois deslocou a terceira vértebra da coluna cervical. Depois, Lais Souza também passou por uma traqueostomia e uma gastrostomia, com a intenção de melhorar a respiração e a alimentação.

Além disso, um tubo fino foi inserido na traqueia para facilitar a passagem do ar pelas cordas vocais. Assim, foi possível compreender algumas palavras ditas pela brasileira, de acordo com o médico Antônio Marttos Jr., do Comitê Olímpico Brasileiro. A atleta está sem movimentos nos braços e pernas e o seu estado de saúde é considerado grave.

COMENTÁRIOS dos leitores