STJ reafirma Sport como único campeão de 1987

O título leonino já era garantido, porém a CBF havia reconhecido, em 2011, e compartilhado os méritos do Clube da Praça da Bandeira com o Flamengo

por Lívio Angelim ter, 08/04/2014 - 17:02

Acabou. Se não houve duelo em campo, os julgamentos cessaram nesta terça-feira (8). O Supremo Tribunal de Justiça reafirmou o Sport como único campeão brasileiro de 1987. O clube leonino venceu o processo – vale ressaltar, de virada – por quatro votos a um. A partir de agora, o Flamengo e a Confederação Brasileira de Futebol estão proibidos de dividirem os méritos do título da competição entre os dois times. 

O título leonino já era garantido, porém a CBF havia reconhecido, em 2011, e compartilhado os méritos do Clube da Praça da Bandeira com o Flamengo. Os dirigentes do Leão, então, entraram com processo pedindo a cumprimento da sentença de 1994 – a qual o declarara como legítimo vencedor – e a exclusividade do título conquistado.

O único dos votos favoráveis ao pedido do Flamengo foi, exatamente, da relatora Nancy Andrighi. No entanto, os ministros Sidnei Beneti, João Otávio de Noronha, Paulo de Tarso Sanseverino e Villas Bôas Cueva discordaram de Nancy Andrighi e se colocaram a favor do Sport. 

COMENTÁRIOS dos leitores