Entre tabus e recordes, Náutico e Sport decidem o Estadual

Clássico dos Clássicos será nesta quarta-feira (23), às 22h, na Arena Pernambuco

por Clauber Santana qua, 23/04/2014 - 08:00
Fernando da Hora/LeiaJáImagens/Arquivo Náutico e Sport disputam a 100° final do Campeonato Pernambucano Fernando da Hora/LeiaJáImagens/Arquivo

O último ato do Campeonato Pernambucano de 2014 será nesta quarta-feira (23), na Arena Pernambuco, às 22h. Uma competição mais enxuta comparada aos anos anteriores, devido à Copa do Mundo. Mas, com muitos clássicos. Uma verdadeira overdose com dez confrontos entre os três grandes da capital e que finda com dois deles: Náutico e Sport. O Clássico dos Clássicos decide a 100° edição do Estadual.

As duas melhores equipes do Hexagonal do Título iniciaram a decisão na última quarta-feira (16). O vice-líder Sport derrotou o líder Timbu por 2x0, na Ilha do Retiro. Assim, o Náutico precisa vencer em casa por qualquer placar para definir o título nos pênaltis. A única vantagem rubro-negra é jogar pelo empate.

Mistério para quebrar tabu de dez anos

Já faz tempo desde o último título Pernambucano do Náutico. Para ser mais preciso foi em 2004, na vitória por 3x0, diante do Santa Cruz, no Arruda. Um incômodo jejum que pode ser quebrado nesta quarta-feira. Mas, para isso, é necessário vencer nos 90 minutos e depois nos pênaltis. Estes motivos levaram o técnico Lisca a esconder a escalação do time.

As dúvidas que permeiam o treinador estão no setor ofensivo. Lisca tem atacantes à disposição, mas não existe um que passe extrema confiança. Vários foram testados e nenhum agradou. Até certo ponto, isso pode ajudar o comandante alvirrubro a esconder possíveis armas para surpreender. Ainda assim, da defesa ao meio-campo não há mistério e não difere das últimas partidas.

Tudo isso é válido no último jogo do Campeonato Pernambucano, que para o técnico Lisca é de extrema importância. “Sei que era um título importante para o Santa Cruz, como também representa muito para o Sport. Mas, para nós, tem um significado a mais”, comentou o treinador alvirrubro.

40° título na base da conversa

Pelo quarto ano consecutivo, o Sport busca levantar o 40° troféu do Campeonato Pernambucano. Nas outras três oportunidades ficou com o vice diante do Santa Cruz. No entanto, agora tem a vantagem de jogar pelo empate. Para alcançar o objetivo, o técnico Eduardo Baptista manterá o time titular por dois motivos. Primeiro por estar dando certo e segundo por não ter tido tempo para treinar.

Após a estreia na Série A, o elenco rubro-negro voltou de Santos e treinou apenas na terça-feira (22). Por isso, os ajustes necessários para enfrentar e superar o Timbu terá de ser feito na base da conversa.

“Nosso time já tem um esquema tático bem definido. Terei uma reunião com os jogadores e farei apenas alguns ajustes conversando e mostrando vídeos. É isso o que posso fazer”, explicou o técnico Eduardo Baptista.

Ficha do jogo

Local: Arena Pernambuco (São Lourenço da Mata, Região Metropolitana do Recife)

Horário: 22h

Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (Fifa-RS)

Assistentes: Clóvis Amaral e Charles Rosas (Ambos de PE)

COMENTÁRIOS dos leitores