Mineirinho é o único brasileiro vivo na etapa do surfe
Etapa do Rio do circuito mundial de surfe ocorreu neste domingo (11)
Apesar de todos problemas que já enfrentou, ao ficar sem suas pranchas e sofrer uma contusão logo no primeiro dia de competição, Adriano de Souza é o único brasileiro ainda vivo na disputa da etapa do Rio do circuito mundial de surfe. Neste domingo (11), cinco surfistas do Brasil foram eliminados, mas Mineirinho, como ele é mais conhecido, conseguiu se manter na luta pelo título.
Até então líder do ranking mundial da divisão de elite do surfe, Gabriel Medina perdeu para o sul-africano Travis Logie na terceira rodada da etapa, que abriu o dia neste domingo na Barra da Tijuca. Com a derrota, o brasileiro já perdeu a primeira colocação na temporada, sendo ultrapassado pelos australianos Joel Parkinson e Taj Burrow, que seguem vivos na disputa no Rio.
Assim como Gabriel Medina, os brasileiros David do Carmo (diante do norte-americano Kelly Slater), Filipe Toledo (diante do australiano Bede Durbidge), Jadson André (diante do sul-africano Jordy Smith) e Alejo Muniz (diante do australiano Josh Kerr) também foram eliminados na terceira rodada. O competidor local a vencer neste domingo, portanto, foi Mineirinho. Mesmo sendo obrigado a competir com pranchas novas - as suas ficaram retidas pela Receita Federal na alfândega do Aeroporto do Galeão - e tendo superado uma leve contusão nos últimos dias, ele vai avançando na etapa do Rio.
Neste domingo, Mineirinho começou o dia com vitória sobre o espanhol Aritz Aranburu. Depois, perdeu para o norte-americano Nat Young, sendo mandado para a repescagem, quando vai enfrentar, provavelmente nesta segunda-feira, o maior surfista da história, o também norte-americano Kelly Slater.
Se conseguir passar por Slater, ele vai para as quartas de final, contra o norte-americano Nat Young, que já está previamente classificado, assim como o australiano Bede Durbidge, sul-africano Jordy Smith e o australiano Taj Burrow. Assim, Mineirinho segue em busca do seu segundo título na etapa brasileira, após a vitória em 2011 - também foi vice-campeão no ano passado.