Tiago Monteiro é a vela pernambucana no Mundial argentino
A última classificação de um velejador pernambucano no Mundial de Optimist foi há 15 anos
Mil novecentos e noventa e nove. Esta foi a última vez que o Campeonato Mundial de Optimist recebeu um velejador pernambucano em sua disputa. O feito da classificação foi alcançado pelas irmãs Roberta e Andréa. Agora, passados 15 anos, Pernambuco tem um novo representante: Tiago Monteiro.
A última vez que um pernambucano foi ao mundial, Tiago Monteiro não era nem nascido – o garoto tem apenas 13 anos. Apesar da pouca idade, o velejador já mostra o seu diferencial. “Além de estar em um nível elevadíssimo, Tiago tem garra, vontade e determinação. Isso é um fator muito importante”, revelou Edval Junior, treinador do recifense e chefe da delegação pernambucana.
Edval Junior reconhece a capacidade de Tiago Monteiro e garante: “Apesar das dificuldades que ele encontrará na Argentin(frio e condição de vento diferente), ele já está se acostumando, pois participou de campeonatos fora de Pernambuco com as mesmas condições de vento encontradas na competição. Tiago está em um nível de excelência e tem crescido a cada dia.”
Historicamente, Tiago Monteiro é o primeiro velejador a ficar entre os cinco primeiros colocados do Brasileiro por dois anos consecutivos. Para suportar a responsabilidade de representar o Estado e o País no Campeonato Mundial, Tiago tem sido acompanhado por um psicólogo esportivo. “Ele é muito novo. É necessário fazer um acompanhamento de perto para que ele não sinta tanto a pressão da competição”, contou Adoniran Judson, personal do velejador.
A rotina do atleta tem sido pesada. Além de estudar pela manhã, Tiago tem treinado todas as tardes no Cabanga Iate Clube de Pernambuco. Apesar de passar o dia longe de casa, o jovem velejador retrucou rapidamente: “É cansativo sim, mas eu gosto”. E dividido entre sorrisos e timidez, confessou, “esse é o sonho de qualquer velejador. É um campeonato muito importante, se eu ficar entre os 50 melhores, já estarei muito feliz.”
O competidor embarca no próximo domingo (12) para a Argentina, onde o campeonato será disputado de 20 a 30 de outubro. A competição reúne os cinco melhores velejadores de cada país e terá 213 participantes, oriundos de 51 países.