Xiang rouba a cena na etapa de Xangai da Diamond League
Atleta foi homenageado após a partida
David Oliver superou o cubano Orlando Ortega por 0s02 e venceu os 110 metros com barreira neste domingo na etapa de Xangai da Diamond League. O norte-americano conquistou o ouro com o tempo de 13s17. Seu compatriota, Áries Merritt, recordista mundial da prova, ficou com o bronze.
Mas quem roubou a cena e ofuscou os medalhistas foi o ídolo chinês Liu Xiang, que assistiu a disputa da plateia e foi homenageado após a corrida. Emocionado, ele deu uma volta olímpica junto com os competidores para agradecer aos fãs. "Sempre fui movido pela torcida de vocês, pela compreensão e pelo apoio que me deram", disse ao público.
Campeão olímpico nos Jogos de Atenas, em 2004, Liu Xiang optou por se aposentar neste ano devido a uma série de lesões. "Estou agradecido e honrado pela recepção de vocês", finalizou.
Oliver se mostrou surpreso com a histeria dos fãs em torno de Liu Xiang. "Ele deve que se retirar do estádio (antes da corrida) para acalmar a multidão. Incrível como gostam dele aqui. Isso é muito legal. Nos Estados Unidos não vemos esse tipo de coisa para nós", comentou.
Também neste domingo, a nigeriana Blessing Okagbare mostrou que é uma das favoritas aos 100 metros para o Mundial de Atletismo deste ano. Ela conquistou o ouro com o tempo de 10s98, mais de um décimo de segundo à frente da norte-americana Tori Bowie. O terceiro lugar ficou com Michelle-Lee Ahye, de Trinidad e Tobago.
A etíope Almaz Ayana ganhou a prova dos 5 mil metros com o terceiro melhor tempo da história, com 14min14s32. A atleta de 23 anos ficou apenas três segundos de bater o recorde de sua compatriota, Tirunesh Dibaba. A prata ficou com Viola Kibiwot Jelagat, do Quênia.
"Não sabia que estava tão perto do recorde mundial. Durante a corrida fui mais rápido e mais rápido. Fiquei surpresa que meu corpo conseguiu fazer isso", comentou Ayana.
No salto em distância, Mutaz Essa Barshim, do Catar, superou o rival Bohdan Bondarenko, da Ucrânia, sem muita dificuldade e conquistou a medalha de ouro. Barshim saltou 2,38m logo em sua primeira tentativa, enquanto o segundo colocado não conseguiu passar dos 2,32m.