Jamaica convoca sua equipe para mundial em Pequim

Campeão dos 200m no Pan e Usain Bolt são as grandes estrelas do time jamaicano

ter, 11/08/2015 - 10:43

Quinto colocado no Campeonato Jamaicano, Rusheed Dwyer não conseguiu se classificar para o Mundial de Atletismo de Pequim (China). Foi relegado a disputar os Jogos Pan-Americanos, brilhou em Toronto com o segundo melhor tempo do mundo nos 200m e, como prêmio, acabou sendo convocado para defender a Jamaica no Mundial.

Com Dwyer, de acordo com a Associação das Federações Internacionais de Atletismo (IAAF), a Jamaica terá cinco representantes nos 200m, dois a mais do que o limite de inscrições por país por prova. Uma dessa vagas extras é garantida porque Usain Bolt é o atual campeão mundial e recebe convite. A IAAF não explicou, entretanto, as razões do outro convite.

Bolt, aliás, vai tentar repetir o resultado do Mundial de Moscou, em 2013, quando ganhou os 100m, os 200m e o revezamento 4x100m - está inscrito nas três competições. Na competição por equipe, terá a companhia de Nickel Ashmeade, Kemar Bailey-Cole, Nesta Carter, Asafa Powell e Tyquendo Tracey.

A grande ausência da delegação jamaicana será Yohan Blake, segundo homem mais rápido da história nos 100m - empatado com o americano Justin Gatlin - e nos 200m. O velocista, de 26 anos, não fez índice.

No feminino, a equipe será liderada por Shelly-Ann Fraser-Pryce que, assim como Bolt, venceu os 100m, os 200m e o revezamento 4x100m em Moscou. Depois de ganhar nove medalhas no último Mundial (seis de ouro, três de prata, uma de bronze), a Jamaica quer ampliar sua área de atuação em Pequim, indo ao pódio não apenas nas provas de velocidade. Para tanto, confia em Fedrick Dacres e Jason Morgan, do disco. A delegação terá 53 atletas.

COMENTÁRIOS dos leitores