Organizada teme 'consequências' de amistosos no mesmo dia

Federação afirma que não tem ingerência sobre os jogos de Santa Cruz e Sport. Banida da Ilha, Torcida Jovem faz alerta sobre "erro de tamanho escalão"

por Rodrigo Malveira qua, 13/01/2016 - 10:40
LeiaJáImagens/Arquivo Torcida Jovem está impedida, pelo menos de forma uniformizada, de frequentar a Ilha do Retiro LeiaJáImagens/Arquivo

Dois jogos de clubes grandes do Recife no mesmo dia juntamente com uma prévia carnavalesca. Esse é o cenário que ocorrerá na cidade no próximo domingo (24), com amistosos de Santa Cruz e Sport, contra Flamengo e Argentino Júniors, respectivamente. O tricolor entrará em campo no Arruda, às 11h, enquanto o Leão encara seu adversário, às 16h, na Ilha do Retiro. Ocorrendo ainda neste intervalo de tempo a prévia carvalesca Virgens Abraça Brasil, em Olinda.

Com recentes casos de violência entre torcidas no Estado, foi gerado o questionamento do porque a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) não alterar a data de um dos jogos. Porém, por se tratarem de partidas amistosas, a entidade não tem nenhum poder de decisão sobre os jogos. É o que garante o presidente Evandro Carvalho. “São jogos privados de responsabilidade dos clubes. Eles estão livres para marcar qualquer jogo, em qualquer dia e horário. A única função que eles têm é de comunicar a federação para obter a licença através de um recolhimento de taxa. Algo, inclusive, que nós não fazemos, pois já dou a licença a eles um ano antes”, declarou ao Portal LeiaJá.

Porém, Carvalho afirma que não vê problemas na realização das partidas no mesmo dia por terem sido marcadas para diferentes horários. Ainda de acordo com ele, ambos os clubes apresentaram planos de segurança. “Apesar da federação não intervir nas partidas, os clubes precisam cumprir a lei e apresentar planos de segurança. Cada clube tem que organizar o seu e se ele tiver esse plano apresentado não haverá nenhum impedimento para a realização do jogo”, concluiu.

Nota de repúdio

Apesar de impedida de frequentar a Ilha do Retiro, a Torcida Jovem publicou em uma rede social sua uma nota contra a decisão da realização das partidas no mesmo dia. Solicitando a alteração da data de um dos jogos, ela também se coloca a disposição para elaboração de planos de segurança.

Confira a nota na íntegra:

“Parece mentira, que pena que não é.

Em intensa luta para redução dos problemas com a segurança nos espetáculos esportivos em Pernambuco, nos deparamos com a inesperada e preocupante notícia que no dia 24 de janeiro o Santa Cruz Futebol Clube, que enfrenta o Clube de Regatas Flamengo e o Sport Club do Recife que enfrenta o Argentinos Juniors.

No mesmo dia, em horários diferentes, porém, chocantes quando falamos em acessos, vias públicas, transportes públicos, integrações e afins. Não estamos justificando a violência gratuita, muito pelo contrário, apenas reconhecemos o cenário atual de rivalidade pernambucano e tememos pelas consequências de um erro de tamanho escalão.

Vale a pena recordar: Em uma situação semelhante, o jovem Lucas Lyra da Torcida Jovem Fanáutico foi alvejado por um segurança (irregular) que fazia a segurança de um ônibus de torcedores que retornavam da Ilha do Retiro, pela avenida Rosa e Silva, em um dia de jogos do Sport Club do Recife e do Clube Náutico Capibaribe. Após aquela cena, várias promessas foram feitas que o cenário jamais se repetiria, não se concretizaram.

Nos colocamos à disposição de qualquer órgão e instituição pública ou privada, apesar de punidos, para trabalhar em todo e qualquer planejamento que vise a prevenção de problemas nestes espetáculos esportivos, porém, em nossa opinião e sugestão, uma das partidas tem que ter o seu dia alterado, sabemos da dificuldade pela agenda dos clubes participantes de ambas, porém, a segurança do maior patrimônio de ambos os clubes, suas torcidas, valem mais.

Por último, porém não menos importante, lembramos que no dia das partidas, o mesmo cenário do primeiro clássico do ano, no ano passado, se repete, as partidas serão realizadas no mesmo dia da famosa prévia de carnaval "Virgens de Verdade" em Olinda, demandando um elevado número de policiais para o bloco. No ano passado, tivemos o menor operacional da policia dos últimos 20 anos para clássicos das multidões.

Pela PAZ e pelo SPORT, tudo.”

COMENTÁRIOS dos leitores