Programa mandará 20 alunos-atletas pernambucanos ao Canadá
País de destino foi escolhido por conta da boa relação internacional com o Brasil e pela experiência positiva do grupo em 2015
O Programa Ganhe o Mundo Esportivo mandará 20 alunos-atletas de escolas estaduais pernambucanas em intercâmbio para o Canadá. Nesta quarta-feira (16), o secretário Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras, confirmou a informação após a primeira reunião, no Centro de Convenções do Estado, com familiares dos escolhidos.
O Canadá foi o país de destino escolhido pelo Programa, assim como em 2015. Felipe Carreras explicou a causa da escolha com dois motivos: a positiva experiência realizada no ano passado e a boa relação com o consulado canadense. "Esses garotos vão ter uma experiência única. Vão estudar, treinar e conhecer uma nova cultura em um país excelente. É a chance de eles potencializarem ainda mais os treinamentos e voltarem com melhores marcas, conhecendo um novo idioma e prontos para encarar qualquer desafio dentro e fora das competições”, declarou o secretário.
Dentre os 20 escolhidos de 2016 está o índio Gillierby Barbosa, de 15 anos, da cidade de Jatobá, no interior do Estado. "Vai ser a minha primeira vez fora do Brasil e estou bastante ansioso. Espero aprender bastante e melhorar meu nível técnico para ir cada vez mais longe", comentou o atleta do arremesso do peso campeão dos Jogos Escolares de Pernambuco 2015. O título, inclusive, é um dos critérios para a seleção dos participantes deste ano.
Alunos-atletas que participaram do Programa Ganhe o Mundo Esportivo em 2015, Janaína Rodrigues, Gabriel Nascimento e Yasmin Gomes (todos de atletismo) foram convidados à reunião para contar as experiências e tentar mostrar aos contemplados de 2016 o que os espera no Canadá. O embarque desta segunda turma do Programa Ganhe o Mundo Esportivo está previsto para o segundo semestre.