No sufoco, Sport vence Salgueiro e está na final

Em segunda disputa por pênaltis em uma semana, time rubro-negro conseguiu garantir vaga na final do pernambucano

por Felipe Mendes dom, 24/04/2016 - 18:14
ALDO CARNEIRO/ESTADÃO CONTEÚDO ALDO CARNEIRO/ESTADÃO CONTEÚDO

A segunda decisão nos pênaltis em uma semana. Nao foram dias fáceis para o Sport: desclassificado da Copa do Nordeste, perdeu o técnico Falcão e chegou ao sertão para disputar fora de casa a vaga na final do pernambucano contra o Salgueiro, time que já havia vencido o leão duas vezes em 2016. E garantir a vaga na final do Pernambucano também não foi nada fácil: o leão perdeu para o Salgueiro no tempo normal, e a partida foi decidida nos pênaltis.

O Salgueiro teve a primeira chance com Jeferson Berger, que cabeceou à direita do gol de Danilo Fernandes. Berger se chocou com Rithely e precisou ser atendido. O Sport tentou pressionar construindo jogadas pela esquerda. Aos 4 minutos, Marc González tenta retrucar com um chute de fora da área, que vai para fora.

Ainda no início do primeiro tempo, um golaço. Moreilândia invadiu a área pela direita, ganhou o lance na raça e deu uma pancada na bola, quase sem ângulo. Não deu para Danilo Fernandes. Com o resultado, o Salgueiro anula o placar construído pelo Sport no primeiro jogo. Estusiasmado além da conta o jogador salgueirense levou amarelo na comemoração.

A tenativa de resposta do Spor veio em jogada semelhante a do gol: Vinícius Araújo penetrou na área pela direita e chutou, mas não teve a mesma pontaria. Tiro de meta. O Leão passou a dominar o jogo e a dar trabalho para o goleiro Mondragon. Mas logo o Salgueiro equilibrou as ações. O jogo seguiu bastante movimentado, chegadas dos dois lados e boas aparições dos goleiros. 

No final do primeiro tempo, numa entrada perigosa pela direita, Durval fez falta a centímetros da linha da área e levou amarelo. Na cobrança, Rogério mandou no travessão.

O Sport voltou para o segundo tempo com mudanças. O técnico interino Thiago Gomes tirou Serginho e Lenis e colocou Gabriel Xavier e Johnathan Goiano numa tentativa de jogar o time mais para a frente.

No Salgueiro, Sérgio China colocou o experiente Marcos Tamandaré, no lugar de Jeferson Berger, aos 12 minutos. O Salgueiro continuava a trazer perigo ao gol do Sport, especialmente em jogadas pelas pontas.

Aos 18 minutos, Danilo Fernandes fez uma defesa incrível em um chute a queima-roupa dado na entrada da pequena área, mas a jogada nao valia mais: o árbitro havia marcado impedimento.

Em um jogo com chegadas dos dois lados, o Salgueiro se mostrou o segundo tempo todo mais incisivo, objetivo. Incapaz de ser eficiente no ataque, o Sport viu o Salgueiro conseguir levar a disputa apara os pênaltis.

A segunda disputa de penalidades em uma semana - o Sport foi desclassificado do mesmo jeito pelo Campinense na semifinal da Copa do Nordeste - trouxe novamente ao time rubro-negro a chance de ver a classificação escorrer por entre os dedos.

Pênaltis

Com uma cobrança perfeita no canto direito, Durval iniciou a série marcando para ao Sport; Marcos Tamandaré, referência do time do Salgueiro, mandou por cima, desperdiçando; Luiz Antonio, ao modo do xerife, também mandou no canto, sem chance para o goleiro; Rogério balança as redes: 2 a 1. Encarando Gabriel Xavier, Mondragon cresceu e defendeu a cobrança, igualando o placar; Nilson se garante e balança as redes de Danilo Fernandes; mostrando categoria, Everton Felipe faz um belo gol.

Ranieri e depois Rodolfo Potiguar, pelo Salgueiro, e Marc González, pelo Sport, também marcaram, e a série terminou empatada em 4 a 4.

Na primeira cobrança da série alternada, coube a Samuel Xavier balançar as redes e colocar o Sport na frente. Com a bola do jogo nos pés, Toty chutou por cima e deu a vaga na final do Pernambucano para o Leão da Ilha, que jogará contra o Santa Cruz.

COMENTÁRIOS dos leitores