Copa do BR Sub-17: números comprovam embalo do Sport

Leão é único time invicto na competição nacional e, em relação ao Corinthians, seu adversário na final, leva vantagem no saldo de gols. Torcida surge como reforço extra para rubro-negros

por Fernando Sposito seg, 23/05/2016 - 17:13
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens Juninho fez o 1º dos dois gols marcados no 4 a 0 sobre o Fluminense Paulo Uchôa/LeiaJáImagens

Na última quinta-feira (19), o Sport aplicou nova goleada sobre o Fluminense, vencendo o jogo de volta das semifinais da Copa do Brasil Sub-17, por 4 a 0, após o sonoro 4 a 1 nas Laranjeiras, no duelo de ida. Sequência que, além de elevar ainda mais a confiança dos rubro-negros, pela dimensão do adversário ‘abocanhado’, ainda os garantiu na decisão do torneio nacional, no posto de donos da campanha mais impactante. E o outro finalista é nada menos que o campeão mundial da categoria, o Corinthians. Há, portanto, um panorama que marca a história da base do clube recifense e – por que não? – alicerça a opinião de quem considera o Leão favorito ao título -. 

Dentre os critérios utilizados na comparação das campanhas realizadas por Sport e Corinthians, o primeiro leva vantagem nos gols pró (22x18) e tem o melhor saldo de gols, com 11 tentos positivos, diante de oito do Timão. E mais: até o momento, o Leão é o único time invicto na competição, pois o adversário da final tem uma derrota para o Coritiba, por 1 a 0, dentro de seus domínios. 

Com um trabalho em conjunto constantemente elogiado pelo técnico Júnior Câmara, os jovens talentos rubro-negros têm feito o dever de casa, e a torcida, diferente do comum nas competições de base, tem comparecido em bom número para empurrar a equipe recifense. Prova disso foi a classificação ante o Fluminense, na fase passada, na Ilha do Retiro, onde mais de 10 mil torcedores compareceram e fizeram barulho durante todo o confronto. Vale ressaltar que, para os parâmetros locais, o preenchimento das sociais do reduto leonino já poderia ser considerado um público satisfatório.

FINAL INÉDITA – Considerando o histórico de edições da Copa do Brasil Sub-17, um fato chama atenção quanto à decisão. É que os dois concorrentes ao troféu de 2016 são estreantes na final do torneio. Criada em 2013, a competição começou com título do São Paulo sobre o Flamengo. No ano seguinte, o Atlético-MG foi campeão, desbancando o Grêmio. Por último, em 2015, o Vitória levantou a taça, deixando o Botafogo com a medalha de prata. 

A medição de forças entre Sport e Corinthians começa nesta terça-feira (24), às 19h, na Ilha do Retiro – vale ressaltar que o Sport está distribuindo ingressos gratuitos em suas bilheterias, podendo cada torcedor garantir quatro entradas. Depois, no dia 31, no mesmo horário, no Pacaembu, em São Paulo, será definido o campeão nacional. Cabe esclarecer que a ordem dos mandos de campo foi determinada através de sorteio, como mandava o regulamento, desde as quartas de final. As campanhas, portanto, não foram consideradas, como muito torcedores questionaram em redes sociais, apontando os números expressivos do Leão na disputa.

Confira as campanhas dos finalistas:

SPORT

1ª fase

Sport 2x1 Bahia

Bahia 0x2 Sport

2ª fase

Sport 5x4 São Paulo

São Paulo 1x1 Sport

Quartas de final

Flamengo 3x3 Sport

Sport 1x1 Flamengo

Semifinais

Fluminense 1x4 Sport

Sport 4x0 Fluminense

CORINTHIANS

1ª fase

Luverdense 3x3 Corinthians

Corinthians 2x1 Luverdense

2ª fase

Coritiba 1x2 Corinthians

Corinthians 0x1 Coritiba

Quartas de final

Corinthians 1x0 Chapecoense

Chapecoense 0x3 Corinthians

Semifinais

Cruzeiro 3x5 Corinthians

Corinthians 2x1 Cruzeiro

COMENTÁRIOS dos leitores