Yago, do Corinthians, será julgado por doping
O zagueiro Yago será julgado nesta segunda-feira, às 16 horas, na sede da Federação Paulista de Futebol, após ter sido flagrado no exame antidoping na partida contra o Santos, pelo Campeonato Paulista. O jogador do Corinthians está suspenso preventivamente e, caso seja absolvido, pode reforçar a equipe no clássico com o Palmeiras, neste domingo, no Allianz Parque, pelo Brasileirão.
Yago foi flagrado com a substância betametasona. Ele foi suspenso preventivamente por 30 dias até o julgamento, que seria na segunda-feira passada, mas foi adiado a pedido do relator do processo. A defesa do zagueiro vai trabalhar em cima da tese de que a substância, que consta em um medicamento de ação anti-inflamatória para combater dores no joelho, foi utilizado erroneamente pelo médico do clube, Joaquim Grava.
A substância é permitida, mas apenas por via oral, intramuscular, intravenosa ou retal. Entretanto, no caso de Yago, a aplicação foi intra-articular, algo proibido pela Agência Mundial de Dopagem (Wada, na sigla em inglês).
Caso consiga a absolvição, o defensor pode jogar domingo, contra o Palmeiras. Caso o técnico Tite não possa contar com ele, vai esperar pela recuperação de Vilson, que trata um edema na coxa direita ou escalar o jovem Pedro Henrique, que estreou contra o Coritiba. Balbuena, outra opção, está com a seleção paraguaia que disputa a Copa América.
Pedro Henrique espera ansioso pela oportunidade de atuar no clássico e acredita que tenha deixado uma boa impressa em sua estreia. "Se você jogar com raça e determinação, acaba conquistando a torcida do Corinthians e isso não foi diferente. Pude dar o meu máximo e acho que a torcida gostou", disse o zagueiro, que antes da partida contra o Coritiba havia feito apenas dois jogos com os profissionais, ambos em amistosos. Contra o Colônia, no Torneio da Flórida de 2015, e o Strikers, durante a pré-temporada deste ano nos Estados Unidos.