Jovens do PGM Esportivo acertam detalhes da viagem
Alunos de escolas públicas de Pernambuco viajarão para o Canadá em busca de atividades esportivas e culturais
Esta quarta-feira (6) foi reservada para uma série de informações direcionadas aos jovens estudantes do Programa Ganhe o Mundo Esportivo (PGME), promovido pelo Governo de Pernambuco. Eles receberam dicas sobre o país de intercâmbio, o Canadá, onde terão vivência com atividades esportivas e culturais.
Os esportistas se juntaram aos alunos que fazem parte do PGM, outro programa, mas que foca apenas na educação escolar. Ao todo, 20 estudantes de diversas escolas estaduais do Estado vão estudar e treinar em diferentes modalidades esportivas por um período de dois meses, a partir de agosto.
Antes da viagem, os estudantes passaram por aulas de inglês e receberam informações sobre as características culturais das cidades canadenses de Quebéc e Montreal. Nesses locais, os jovens ficarão em centros de excelência de universidades. "Nós do Canadá analisamos esse programa como bastante importante, porque vamos receber os melhores alunos de Pernambuco, que são o futuro do Brasil, não somente do Estado ou cidade. Estamos construindo pontes entre os dois países que representarão, no futuro, relações em diversas áreas", comentou o Cônsul- Geral do país no Recife, Sthéphane Larue, conforme informações da assessoria de imprensa.
Natural da cidade de Jatobá, o índio Gillierby Barbosa enxerga no programa a oportunidade de conhecer uma nova cultura. "O programa está me dando a oportunidade de ser o primeiro índio a sair da aldeia para estudar e treinar o arremesso de peso fora do País. É muito importante para mim representar meu povo, até porque poderei repassar os ensinamentos da minha aldeia lá no Canadá e, da mesma forma, conhecerei os deles também", declarou o estudante.