Técnico do Santa Cruz: 'precisamos de mais datas'

Milton Mendes endossou o discurso de que o Brasileirão tem muitos jogos em um curto período de tempo. Ele ainda defendeu o fim dos campeonatos estaduais

por Renato Torres sex, 22/07/2016 - 20:10
Paulo Uchôa/LeiaJá imagens/Arquivo Técnico coral credita oscilações ao pouco tempo de treino Paulo Uchôa/LeiaJá imagens/Arquivo

O Santa Cruz está ensaiando uma recuperação na Série A. O Tricolor conseguiu deixar a zona do rebaixamento na última rodada, mas entra em campo pouco tempo depois de ser eliminado na Copa do Brasil. As oscilações do time se devem em boa parte ao calendário apertado do futebol brasileiro. Ao menos, é assim que o técnico Milton Mendes enxerga a situação. Tanto que não vacilou ao responder se concordava com Paulo Autuori, treinador do Atlético Paranaense, quanto ao fato de não haver tempo suficiente para treinar no Brasileirão e isso prejudicar o nível em que as equipes se encontram.

"Vocês me perguntaram sobre o Grafite e eu disse, ele recupera de lesão e joga, sempre assim. Assino embaixo do que disse o Paulo, não há tempo para treinar, quando na verdade eu penso que é preciso treinar bem para depois jogar bem. Atrapalha muito, no meu caso que peguei o barco andando é ainda mais difícil principalmente por faltar base. Para quem não tem um plantel numeroso fica ainda mais difícil", afirmou.

Antes de vir ao Brasil, Milton trabalhou por um bom tempo em Portugal e vê no modelo europeu uma alternativa para o calendário nacional. De acordo com ele, com uma maior duração, o campeonato teria maior espaço entre as datas e, consequentemente, mais sessões de treino. 

"Nós deveríamos ter um campeonato mais longo, tirar os estaduais e ter mais datas para o Brasileiro, como é feito na Europa. Em Portugal, por exemplo, você tem o nacional bem espaçado e dá tempo para recuperar e treinar. Você tem um jogo na quarta, o outro já é no sábado e tem uma viagem de sete horas no meio, é complicado. Precisamos refletir sobre isso, trabalhar em cima dessa pauta. Acredito que a CBF tem capacidade para realizar essas mudanças e não o fez ainda por alguma data ou alinhamento que impede", disse o treinador.

O Santa Cruz recebe o Coritiba neste sábado (23), às 18h30, no Arruda. Para o confronto, Milton Mendes contou que o time está escalado, mas que só irá divulgar momentos antes do jogo. A partida é válida pela 16ª rodada da Série A. O Tricolor ocupa, atualmente, a 14ª colocação com 17 pontos, o Coxa é o vice-lanterna, com 15.

LeiaJá também

--> Goleira dos EUA ironiza ao mostrar 'proteção' contra zika

--> Sport garante vaga na semifinal do Brasileiro de Hóquei

--> 'Grafite de Grafite' homenageia camisa 23 no Arruda

COMENTÁRIOS dos leitores