Depois de 92 anos, Rugby está de volta aos Jogos Olímpicos

Em uma versão mais compacta, com 7 jogadores de cada lado, esporte pouco conhecido pelos brasileiros é novamente olímpico

por Renato Torres ter, 09/08/2016 - 19:00

Foram 92 anos fora dos Jogos Olímpicos, mas o Rugby teve seu retorno confirmado no Rio-2016. Notícia boa para os fãs da modalidade e também para quem gosta de esportes em geral. Melhor ainda é a garantia do Comitê Olímpico Internacional (COI) de que o Brasil está confirmado na disputa, tanto no masculino, quanto no feminino. Na competição das mulheres, a Austrália já levou o primeiro lugar.

Com origem datada em 1845, o Rugby foi criado na Inglaterra, mas logo se tornou popular em outros países do Reino Unido. Apesar de ganhar praticantes por todo o planeta, o amadorismo fez com que a primeira Copa do Mundo só fosse realizada em 1987. Diferente das Olimpíadas, que contaram com a modalidade em quatro edições: 1900, 1908, 1920 e 1924. Desde então, o esporte não participou mais dos Jogos.

Curiosamente, os britânicos não foram os maiores vencedores olímpicos no esporte que inventaram. Talvez não diretamente, já que foi do Rugby que surgiu o futebol americano e o time dos Estados Unidos se tornou bicampeão olímpico, ao vencer na Antuérpia (1920) e Paris (1924). Em segundo lugar vem a França, que venceu na estreia em Paris (1900) e foi vice dos americanos duas vezes. 

Em 1908, foi a vez da Australásia, região que inclui Austrália, Nova Zelândia e algumas ilhas da Indonésia. A Grã-Bretanha conquistou apenas duas medalhas de prata: em 1900 (dividiu o vice com a Alemanha) e 1908. A Romênia fecha a lista de países com pódio no Rugby com um bronze conquistado em 1924.

Originalmente, o Rugby é disputado por dois times com 15 integrantes que tem por objetivo levar a bola até a linha de fundo do campo adversário. Diferente do futebol americano, é permitido chutar a bola, mas os passes só podem ser dados para trás ou para os lados. Em 2016, é o Rugby 7s, ou Rugby de 7:jogo disputado nas olimpíadas consiste em uma versão reduzida do tradicional que utiliza as mesmas regras, mas tem duração menor (dois tempos de sete minutos, contra dois de 40 minutos no tradicional).

Apesar de ser país-sede dos Jogos, o Brasil não tinha vaga garantida na modalidade. Das 12 vagas olímpicas, quatro vem do IRB Sevens World 2014/2015, seis para os campeões continentais e uma para o vencedor do torneio pré-olímpico com 16 equipes das seis regiões. A última vaga foi concedida ao Brasil pela International Rugby Board (IRB), que considera a participação da seleção um atrativo a mais para a disputa, além de uma forma de popularizar o Rugby de 7, que chegou para ficar. A seleção feminina acabou ficando na nona colocação nestes Jogos Olímpicos.

Confira os jogos da seleção masculina do Brasil na fase de grupos da Rio-2016:

Masculino – de 09 a 11 de agosto

Grupo A: Fiji, Estados Unidos, Argentina e Brasil

Grupo B: África do Sul, Austrália, França e Espanha

Grupo C: Nova Zelândia, Grã-Bretanha, Quênia e Japão

Jogos 

09/08 – Fiji x Brasil – 13h30 / Estados Unidos x Brasil – 18h

10/08 – Argentina x Brasil – 13h

COMENTÁRIOS dos leitores