Jogos Indígenas de Pernambuco começam nesta quinta (8)

Futebol, lança, corrida de maracá, arco e flecha são algumas das modalidades esportivas da competição

por Nathan Santos qua, 07/09/2016 - 17:45
Francisco Medeiros/ME Disputas indígenas são realizadas em outros cantos do País Francisco Medeiros/ME

Começa nesta quinta-feira (8) mais uma edição dos Jogos Indígenas de Pernambuco. No Sertão do Estado, a cidade de Petrolândia receberá a abertura oficial da competição, no Ginásio Municipal Doutor Francisco Simões de Lima, a partir das 20h30.

Os Jogos, que neste ano chegam à quinta edição, reunirão oito modalidades esportivas: futebol, futsal, arco e flecha, lançamento de lança, corrida de maracá, corrida de 100 metros, 5.000 metros e cabo de guerra. As competições serão realizadas até o domingo (11), contando com a participação de mais de 600 índios de diversos grupos da região.

Responsável pela realização da competição, a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco vê no evento uma possibilidade de instigar a participação de povos indígenas no esporte. “Neste ano, temos a expectativa de receber 18 povos para a disputa das modalidades. Isso é de um valor imensurável e só ratifica a importância da participação dos índios em eventos desse porte, tanto para o desenvolvimento esportivo e a promoção da saúde, como para a manutenção e fortalecimento das técnicas e festejos culturais tão marcantes dos povos”, destaca o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras, conforme informações da assessoria de imprensa.

Além das disputas, os Jogos Indígenas contam com apresentações culturais, como a tradição milenar do Toré. Valorizando o canto e a dança, o ato engloba modalidades que fazem parte do cotidiano dos índios, como a lança, o arco e flecha, e corrida de maracá. 

COMENTÁRIOS dos leitores