Futebol de 5 x Futebol de 7: entenda as diferenças

Jogadores brasileiros chegam à Paralimpíada do Rio-2016 mostrando que a paixão pelo futebol é forte em qualquer versão do esporte

por Renato Torres qua, 14/09/2016 - 14:24

O Brasil não recebeu o título de país do futebol à toa. Não bastasse ser o maior vencedor de Copas do Mundo, estar no topo no futsal e futebol de areia, a seleção canarinho também sai na frente quando o assunto é esporte paralímpico.

Nas Paralimpíadas, a seleção brasileira de Futebol de 5 é uma verdadeira potência. Maior campeão dos jogos, o time do craque Ricardinho vai tentar o tetracampeonato no Rio-2016. Desde que a modalidade estreou em Atenas-2004, só o Brasil conseguiu vencer. O Futebol de 5 é uma modalidade adaptada do futebol para pessoas com deficiência visual. Mais curta, uma partida dura 50 minutos, divididos em dois tempos, com um intervalo de 10 minutos. Diferente do esporte tradicional, a versão adaptada tem placas nas laterais, guizo na bola, e a torcida precisa acompanhar em silêncio.

Existem diferentes classes de cegueira no Futebol de 5, mas na Paralimpíada apenas os que fazem parte da 'B1', onde ambos os olhos não captam luz alguma, participam da disputa. Vale frisar que o goleiro é o único dos jogadores que enxerga normalmente. Como é de esperar, cada time tem 5 atletas, mais um treinador que fica dando instruções de direção do lado de fora. 

A modalidade que começou em Atenas teve três finais diferentes, todas vencidas pelo Brasil:

Atenas (2004) - Brasil 3x2 Argentina

Pequim (2008) - Brasil 2x1 China

Londres (2012) - Brasil 2x0 França

Só falta o ouro

O Futebol de 7 não tem nada a ver com cegueira. Nessa modalidade, os atletas, todos homens, tem de paralisia cerebral ou outros distúrbios neurológicos. As regras são bem parecidas com o futebol comum, mas não existe impedimento e o lateral pode ser feito com uma mão só. As partidas são disputadas em dois tempos de 30 minutos e é obrigatório que cada time tenha entre os titulares um jogador classe 5 ou 6, nível de disfunção mais alto, e, no máximo, dois da 8, na qual os atletas tem menos restrições e normalmente são os goleiros.

Diferente do Futebol de 5, o Futebol de 7 já faz parte das Paralimpíadas desde 1984. O Brasil nunca ganhou o ouro, mas ficou com a prata em Atenas-2004 e o bronze em Sidney-2000. Na última disputa, em Londres, 2012, a seleção canarinho parou nas semifinais, quando perdeu para o Irã por 5x0. Ucrânia, Rússia, Irã e Brasil foram os semifinalistas nas paralimpíadas de Pequim e Londres, logo, são os favoritos para levar as medalhas no Rio de Janeiro.

COMENTÁRIOS dos leitores