Papão anuncia renovação do contrato de Lombardi

Zagueiro vai ficar na Curuzu para a temporada de 2017. Dado Cavalcanti deixa o comando do time. Na despedida do Brasileirão de 2016, derrota em casa frustrou a Fiel.

seg, 28/11/2016 - 10:18

Além de Marcão, Ricardo Capanema e Augusto Recife, o Paysandu renovou com mais um atleta para a temporada de 2017. O Papão anunciou, através do seu site oficial, a renovação do zagueiro e capitão Fernando Lombardi. O atleta jogará sua quarta temporada no Bicolor.

Lombardi chegou em 2014 para a disputa da Série C e levou o time à final da competição, disputando 15 partidas, todas como titular. Com o atleta, o time venceu oito jogos, empatou quatro e perdeu apenas três, ficando com o vice-campeonato.

Em 2015, o zagueiro saiu para disputar o Campeonato Paulista pelo Capivariano, mas retornou para o Papão quando a Série B começou, porém participou apenas de sete partidas, pois perdeu a titularidade para a zaga composta por Thiago Martins e Gualberto. Com Lombardi, o Papão conseguiu três vitórias, dois empates e duas derrotas.

No ano de 2016, Lombardi voltou a ter boas atuações e foi titular nas conquistas do Campeonato Paraense, inclusive com um dos gols na final, e da Copa Verde, além de jogar 33 das 38 rodadas da Série B e a Copa do Brasil. Foram 52 partidas com a camisa do Papão este ano; ele participou do time em 20 vitórias, 21 empates e apenas 11 derrotas.

Lombardi fez no geral 74 partidas pelo Bicolor. Com 31 vitórias, 27 empates e 16 derrotas, 54% de aproveitamento. Com ele, o time sofreu 66 gols (média de 0.89) e não sofreu gol em 32 partidas, 43% dos jogos sem levar gol. Lombardi levou 22 cartões amarelos (quase um a cada três partidas) e apenas um vermelho, além de um gol marcado.

Na despedida do técnico Dado Cavalcanti, sexta-feira (25), na Curuzu, mais de sete mil bicolores saíram decepcionados com a derrota do Paysandu para o Criciúma de virada por 2 a 1, na última rodada da Série B. O Papão termina o campeonato de 2016 em 14º, com 49 pontos, 11 a menos que a campanha do time no ano passado. Dado Cavalcanti termina a passagem na Curuzu com 106 jogos disputados, com 47 vitórias, 27 empates e 32 derrotas e dois títulos conquistados, Paraense e Copa Verde, ambos em 2016.

O Paysandu até começou melhor a partida. Logo aos 6 minutos, Celsinho tocou para Tiago Luís que deu um chapéu no adversário e rolou para Leandro Cearense, que finalizou mal para a fácil defesa do goleiro. Cinco minutos depois, Celsinho recebeu e lançou para Cleyton na direita, que cortou para a canhota e finalizou. A bola desviou no zagueiro Diego Giaretta e encobriu o goleiro Edson, abrindo o placar na Curuzu.

Aos 16 minutos quase o Papão ampliou. Cearense recebeu de Cleyton e tocou para Tiago Luís, que dominou a bola, mas chutou sem força. O Criciúma só reagiu aos 22 minutos, quando Caíque cruzou para a área mas Bruno Baio não alcançou. Dois minutos depois, mais uma chance desperdiçada para o Bicolor. Celsinho dominou na esquerda e cortou para o meio, finalizou forte, mas em cima do goleiro Edson.

No minuto 29, Roberto cobrou falta na área e Diego Giaretta fez o gol, mas o zagueiro do Tigre estava adiantado e o juiz marcou impedimento. Aos 36 minutos, Tiago Luís rolou para Clayton na direita, o meia ajeitou para a perna direita e chutou cruzado, mas a bola passou ao lado do gol. No último minuto do primeiro tempo o Criciúma empatou a partida. Roberto novamente cobrou uma falta pra área, a zaga bicolor afastou, mas a sobra ficou com Ianson, que ajeitou e chutou fraco, porém Emerson não conseguiu alcançar.

Na volta do segundo tempo, o Papão continuou pressionando. Aos 8 minutos, Celsinho mandou a bola para a área, Edson saiu de soco na bola e no rebote quase Gualberto marca. Dois minutos depois, Tiago Luís cobrou escanteio e Gualberto subiu livre para cabecear, porém a bola saiu ao lado do gol. Aos 12 minutos, Celsinho tocou para Cearense na direita, que chutou cruzado para a defesa de Edson.

O Paysandu martelava e não conseguia marcar. A chance mais surpreendente foi  aos 14 minutos, quando Edson rebateu a bola nos pés de Tiago Luís na pequena área, porém o jogador bicolor não conseguiu finalizar com o gol livre. Dois minutos depois, Leandro Cearense deu um chapéu no zagueiro catarinense, mas na hora de finalizar o defensor se recuperou e impediu o gol de desempate do Papão.

A Fiel Bicolor empurrava o time, mas o gol não aparecia. O Paysandu perdia muitas oportunidades e o Criciúma, acuado, não conseguia chegar com perigo. A pressão bicolor durou até os 42 minutos, quando Luiz Henrique passou da marcação e, após uma linha de impedimento mal finalizada pela zaga bicolor, achou Alex Maranhão, que não perdeu a chance e virou o placar para o Tigre.

Mesmo com a derrota o Paysandu saiu aplaudido pela torcida, que só reencontrará o time no Campeonato Paraense do ano que vem. O Papão termina a competição em 14º com 49 pontos, o Tigre chegou à sétima posição com 56 pontos, mas pode ser ultrapassado por Ceará, Vila nova e Crb ou Luverdense.

FICHA TÉCNICA

Paysandu 1 x 2 Criciúma – Curuzu, Belém – Série B 2016 – 38ª rodada.

Paysandu: Emerson; Ilailson, Fernando Lombardi, Gualberto e Lucas; Augusto Recife (Raí), Rodrigo Andrade, Celsinho (Mailson) e Cleyton (André) ; Tiago Luís e Leandro Cearense.

Criciúma: Edson; Nathan, Ianson e Diego Giaretta; Ricardinho, Ruan, Clayton (Felipe Guedes), Caique Valdívia (Alex Maranhão) e Marlon (João Henrique); Roberto e Bruno Baio.

Gols: Cleyton (PSC); Ianson e Alex Maranhão (CEC).

Amarelos: Ilaílson, Lombardi e Rodrigo Andrade (PSC); Bruno Baio (CEC).

Público: Pagantes 3.905, Sócios 2.175 e Credenciados: 1.472. Total: 7.552

Renda: R$ 71.165,00.

Por Mathaus Pauxis.

 

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores