Rogério Dutra Silva avança com virada na Austrália

Número 100 do mundo, Rogerinho superou o norte-americano Jared Donaldson, 101º colocado no ranking da ATP, por 3 sets a 2

ter, 17/01/2017 - 08:38

O tênis brasileiro terá um representante na segunda rodada do Aberto da Austrália. Após as eliminações de Thomaz Bellucci e Thiago Monteiro na última segunda-feira (16), Rogério Dutra Silva conseguiu uma incrível virada nesta terça em Melbourne, avançando no primeiro Grand Slam da temporada, em um dia que também ficou marcado pelos triunfos de Novak Djokovic e Rafael Nadal.

Número 100 do mundo, Rogerinho superou o norte-americano Jared Donaldson, 101º colocado no ranking da ATP, por 3 sets a 2, com parciais de 3/6, 0/6, 6/1, 6/4 e 6/4, em 3 horas e 5 minutos.

Assim, o brasileiro avançou para a segunda rodada do Aberto da Austrália logo na sua primeira participação na chave principal do evento. E o seu próximo rival em Melbourne vai ser o francês Gilles Simon, número 25 do mundo, que nesta terça superou o norte-americano Michael Mmoh por 3 sets a 0, com parciais de 6/1, 6/3 e 6/3.

Nesta terça, Dutra Silva até fez um duelo equilibrado no primeiro set, mas desperdiçou dois break points e perdeu o seu saque no sexto game, sendo batido por 6/3. Na segunda parcial, o brasileiro foi "atropelado" e acabou levando um "pneu", ficado muito próximo de ser eliminado.

Porém, Rogerinho reagiu no terceiro set. O brasileiro abriu 5/0 com duas quebras de saque e fechou a parcial em 6/1. Depois, no quarto set, foi firme no seu saque e converteu um único break point, no terceiro game, e venceu por 6/4, forçando a realização do quinto set.

Rogerinho largou bem na parcial decisiva, com uma quebra de serviço e abriu 2/0, mas permitiu a reação de Donaldson, que igualou o placar em 2/2. Mas o brasileiro converteu novo break point no quinto game. Depois, manteve a vantagem e assegurou a passagem para a segunda rodada do Aberto da Austrália.

DJOKOVIC TRIUNFA - Dono de seis títulos em Melbourne, Djokovic está classificado para a segunda rodada do primeiro Grand Slam da temporada. Nesta terça-feira, o número 2 do mundo não teve grandes dificuldades para bater o espanhol Fernando Verdasco, o 40º colocado no ranking, por 3 sets a 0, com parciais de 6/1, 7/6 (7/4) e 6/2, em 2 horas e 20 minutos.

Djokovic começou o jogo com tudo, aproveitando os erros cometidos por Verdasco para logo abrir larga vantagem, tendo convertido break points no segundo e quarto games, para fazer 5/0. Assim, fechou a primeira parcial em 6/1.

No segundo set, Djokovic não manteve o mesmo nível, sendo que ambos oscilaram bastante. Entre o segundo e o quinto game, foram quatro break points convertidos, sendo dois para cada tenista. A definição da parcial seguiu para o tie-break. O sérvio abriu 3/0, permitiu que Verdasco fizesse 4/3, mas acabou vencendo por 7/4.

O terceiro set foi fácil para Djokovic, que converteu break points no segundo e oitavo games para triunfar por 6/2, avançando no Aberto da Austrália, ainda que numa partida em que atuou bem abaixo do seu nível usual, com 34 erros não-forçados e apenas 24 winners. Seu próximo rival vai ser o usbeque Denis Istomin.

NADAL AVANÇA - Após ser surpreendido na sua estreia em Melbourne no ano passado, Nadal, o número 9 do mundo, não deu espaços para a zebra nesta terça-feira e triunfou no seu primeiro compromisso ao superar o alemão Florian Mayer, 49º colocado no ranking, por 3 sets a 0, com parciais de 6/3, 6/4 e 6/4, em 2 horas e 4 minutos.

Nadal fechou o duelo com 39 winners, 16 a mais do que o seu adversário, e cometeu quatro erros não-forçados a mais do que o seu oponente - 31 a 27. Além disso, não teve o seu saque ameaçado por Mayer, tendo convertido um break point em cada parcial - no quarto game do primeiro set, no nono do segundo e novamente no nono do terceiro.

Campeão do Aberto da Austrália em 2009, Nadal agora terá pela frente o cipriota Marcos Baghdatis, o número 36 do mundo, que vencia o seu jogo de estreia por 6/3 e 3/0 quando o russo Mikhail Youzhny abandonou a quadra.

OUTROS JOGOS - Finalista de Wimbledon no ano passado, o canadense Milos Raonic superou o alemão Dustin Brown por 3 sets a 0, com parciais de 6/3, 6/4 e 6/2. Bastante agressivo, o canadense disparou 18 aces e levou apenas três, além de ter disparado 40 winners, contra apenas 20 do seu adversário. O próximo rival do número 3 do mundo vai ser Gilles Muller, de Luxemburgo, que na última semana foi campeão do Torneio de Sydney.

O francês Gael Monfils, o número 6 do mundo, avançou na estreia no 40º Grand Slam da sua carreira ao bater o checo Jiri Vesely, o 53º colocado no ranking, por 3 sets a 0, com parciais de 6/2, 6/3 e 6/2. Seu próximo oponente vai ser o ucraniano Alexandr Dolgopolov.

Número 11 do mundo, o belga David Goffin teve muita dificuldade na sua estreia, mas segue vivo no Aberto da Austrália após derrotar o norte-americano Reilly Opelka, apenas o 208º colocado no ranking, por 3 sets a 2, com parciais de 6/4, 4/6, 6/2, 4/6 e 6/4. Seu rival na segunda rodada será o checo Radek Stepanek, que passou pelo russo Dmitry Tursunov por 6/2, 7/6 (7/1) e 6/3.

O austríaco Dominc Thiem, o búlgaro Grigor Dimitrov, os espanhóis David Ferrer, Pablo Carreño Busta e Roberto Bautista Agut, o francês Richard Gasquet e os alemães Alexander Zverev e Philipp Kohlschreiber avançaram para a segunda rodada em Melbourne nesta segunda-feira. Já o espanhol Feliciano Lopez acabou sendo eliminado.

COMENTÁRIOS dos leitores