Torcedora do Bahia denuncia racismo na internet

Reclamação aconteceu depois de uma montagem com fotos dela e de torcedoras do Grêmio. A Prefeitura de Salvador também se posicionou sobre o caso

por Thayná Aguiar ter, 29/08/2017 - 09:38

"Ainda tem gente que acha que time é tudo igual", diz a legenda de uma montagem com fotos de torcedoras do Grêmio e torcedoras do Bahia que está circulando pelos grupos de Whatsapp. Depois da imagem viralizar no aplicativo de mensagens, Edna Matos, a torcedora do time baiano que está no registro, resolveu fazer um desabafo no Facebook se manifestando contra o racismo. "Está circulando nas redes sociais uma montagem feita de uma foto minha com outra que tem algumas jovens brancas vestidas com a camisa do Grêmio, que não reproduzo aqui porque não dou Ibope para o preconceito. A legenda que acompanha a montagem é a que dá título a essa postagem e sugere que apenas as gremistas são bonitas". 

"Poderia fazer um textão sobre o racismo brasileiro e suas mazelas, mas prefiro falar da imagem abaixo e do que ela representa. Essa foto caiu no domínio público porque a jornalista Linda Gomes a pediu para ilustrar sua matéria no site Bahia.ba sobre uma promoção que o Esporte Clube Bahia estava fazendo em homenagem ao Dia da Mulher. Nela, estamos eu e minha filha, em um dos nossos muitos momentos de felicidade. Somos NEGRAS, MULHERES e BELAS (nesta ordem de importância)", continuou.

"Poderosas! Donas da p**** toda, como se diz aqui na Bahia, inclusive do estádio que naquela hora era só nosso. Sim, realmente, os times e suas torcidas não são iguais. Têm umas que se notabilizam pelas frequentes atitudes racistas, violentas e babacas de alguns dos seus membros e outras que se destacam pelo amor, pela paixão, pelo respeito que sentem por seus clubes e pelas pessoas. É de uma dessas que temos orgulho de fazer parte, pois ela carrega consigo a beleza das cores tanto do seu manto quanto da pele de seus torcedores", completou Edna. 

Dois dias antes de Edna escrever a publicação, a Prefeitura de Salvador usou seu perfil no Facebook para se manifestar contra o racismo. "2017 e ainda tem gente que não entendeu que isso é racismo. E racismo não é engraçado, é crime! #Denuncie!", dizia o texto. A publicação ainda colocou à disposição da população o telefone do Observatório da Discriminação Racial. Até o momento, o autor da montagem é desconhecido.

COMENTÁRIOS dos leitores