Crossfit conquista adeptos com treinamento diferenciado

Método de treinos intensivos criado há 17 anos mostra um novo jeito de fazer exercícios físicos utilizando, principalmente, a força corporal e cai no gosto dos paraenses

ter, 05/12/2017 - 11:17

O CrossFit  é o método de treinamento que mais cresce atualmente no mundo, por proporcionar uma completa adaptação fisiológica ao seu praticante. Belém não está fora dessa realidade. Hoje é fácil encontrar uma box (nome dado ao espaço para a prática do crossfit) na capital paraense.

Jeffersson Pantoja, de 30 anos, é educador físico e administrador de uma academia que aderiu à modalidade. Ele fala por que decidiu implantar o exercício no negócio próprio e como se tornou diferenciado. "Fomos verificando que isso é uma tendência no mercado, principalmente fora do Estado e chegou de uma forma bem pesada aqui recentemente. A gente tem várias boxes de crossfit por aí. Mas que trabalham academia, ginástica, musculação e cross são poucos. Então percebemos que trabalhamos de uma forma diferenciada dentro do mercado de academia em Belém ", disse.

O educador físico afirmou que o negócio deu certo e está atraindo pessoas. "Conseguimos bastantes alunos novos. Aumentou o tíquete médio da academia devido ao valor ser diferenciado, foi trazendo diversos benefícios", concluiu.

O coach (treinador) de CrossFit Matheus Leite, de 22 anos, explicou como são os treinamentos. “O aquecimento é a parte inicial do treino. É ele que vai preparar o aluno para exercícios mais rigorosos. É muito importante frisar o aquecimento que melhora a flexibilidade, aumenta a temperatura corporal e os batimentos cardíacos, e tenha algum alongamento estimulando todo o seu corpo", disse.

Matheus Leite ainda falou das técnicas usadas e da intensidade dos exercícios. “Na técnica, vamos trabalhar o passo a passo dos exercícios, tanto ginástica, quanto de LPO (Levantamento de Peso Olímpico), melhorando sua condição corporal durante o treino. A parte final é a mais intensa. Cada aluno vai superar seus limites físicos e psicológicos", disse.

A modalidade vem conquistando várias pessoas de diferentes idades por sua variação de exercícios e por ser algo novo no mercado. Não foi diferente para a atleta de Jiu-Jítsu Manuela Alves. Ela começou a treinar crossfit para melhorar a sua capacidade no Jiu-Jítsu, mas a paixão tornou-se tão grande que hoje a publicitária vai competir no mês de novembro em um campeonato de uma box em Belém. “Treino três vezes na semana. Faço aulas especificas de levantamento de peso olímpico para melhorar a minha técnica. Mas agora com o convite da competição vou me dedicar todos os dias.”

O CrossFit é uma marca registrada criada no ano 2000, nos Estados Unidos, por Greg Glassman. Para ter uma box (nome dado às academias filiadas) registrada é preciso pagar uma anuidade para a CrossFit Inc. São mais de 14 mil locais registrados no mundo com a marca. Veja vídeo abaixo.

Por Jhonata Chaves, Bruno Amâncio e Karol Lima.

Embed:


 

COMENTÁRIOS dos leitores