Leão e Papão chegam às semifinais do Parazão com vantagem

Rodada que encerrou a fase de grupos do campeonato confirmou a supremacia dos grandes rivais e selou o rebaixamento de Cametá e Parauapebas

seg, 19/03/2018 - 17:47

A última rodada da fase de grupos do Campeonato Paraense 2018, na tarde de domingo (18), confirmou a supremacia de Paysandu e Remo na competição, ambos já classificados para as semifinais. Na Curuzu, o papão enfrentou o Paragominas e empatou por 1 a 1. Já o Leão Azul viajou a Cametá para enfrentar o time da cidade e conseguiu o triunfo por 2 a 1.

Em Belém, o técnico Dado Cavalcanti escalou os reservas. Por conta disso, o desentrosamento era nítido. O Jacaré, apesar da campanha instável, mostrou ser um adversário perigoso e conseguiu explorar as deficiências da equipe adversária. Porém, quem saiu na frente foi o time bicolor. Aos 16 minutos do primeiro tempo, a grande atração em campo, o atacante Valter, recebeu passe de Magno e chutou forte no canto direito do goleiro Rédson. A rede balançou: 1 a 0.

Dois minutos depois, o zagueiro bicolor Fernando Timbó fez falta em Edinaldo, na entrada da área. O meio-campista Lukinha cobrou com categoria, colocando a bola no ângulo do arqueiro Renan Rocha: 1 a 1. Esse foi apenas o oitavo tento tomado pela defesa alviceleste, a melhor do torneio, até o momento.

No segundo tempo, o Paragominas dominou. Cinco chances claras de gol foram criadas, mas nenhuma finalizada com sucesso. O lance mais claro aconteceu aos 40 minutos, quando o meio-campista Octavio ficou cara a cara com o goleiro bicolor, mas chutou por cima do gol. No final, o placar não mudou.

Com o empate, o Paysandu chegou aos 20 pontos, consolidando-se na primeira colocação do Grupo A1. O Jacaré conseguiu se manter na elite do futebol paraense, com 11 pontos, ficando na quarta colocação do Grupo A2.

O Paysandu vai enfrentar o Bragantino nas semifinais do Parazão 2018. A primeira partida será no próximo dia 21, às 16 horas, no estádio Diogão, em Bragança. A decisão da vaga será na Curuzu, em Belém.

Em Cametá, no estádio Parque do Bacurau, o Clube do Remo não encontrou dificuldades para vencer o já eliminado Mapará – como é conhecido o Cametá. O treinador Givanildo Oliveira também optou por uma formação alternativa. Com apenas cinco titulares, o Leão Azul se impôs e venceu por 2 a 1.

 

A partida foi em ritmo de treino. Apesar do domínio azulino, o Cametá realizou a primeira jogada de perigo. Aos 3 e aos 11 minutos, a equipe mandante quase marcou. No primeiro lance a bola passou perto do gol. No segundo, acertou a trave.

Aos 22 minutos, o velho ditado “quem não faz, leva” deu resultado. Após cruzamento e boa defesa do goleiro Maicon, o zagueiro do Remo Mimica chutou para as redes. Era o 18º gol sofrido pelo Cametá, a pior defesa do Parazão 2018. Sete minutos depois, o Leão ampliou o placar com o meio-campista Dudu, que fez boa jogada individual e chutou forte rasteiro no canto direito.

No segundo tempo, o Mapará mostrou melhora. Jogando sem muitos objetivos, a equipe conseguiu diminuir o placar. Aos 36 minutos, o atacante Ronaldo cobrou escanteio e Caio, que entrou durante o intervalo, cabeceou forte para o gol: 2 a 1. O placar prosseguiu até o final da partida.

Com a vitória, o Clube do Remo chegou aos 22 pontos e tem a melhor campanha da fase de grupos, com sete vitórias, um empate e duas derrotas. Com campanha oposta, o Mapará terminou em um último do Grupo A1, com apenas quatro pontos e nenhuma vitória.

O Leão Azul vai enfrentar nas semifinais do Campeonato Paraense o São Raimundo. O primeiro jogo será no próximo dia 22, às 20 horas, no estádio Colosso do Tapajós, em Santarém. A decisão da vaga será no mangueirão, em Belém.

 Por Luiz Antonio Pinto.

COMENTÁRIOS dos leitores