Sem circuito oficial, skate vive dias ruins em Pernambuco

Falta de eventos e competições é vista por skatistas como 'abandono' do esporte

por João Victor sab, 02/02/2019 - 10:00
Rafael Bandeira/LeiaJáImagens Falta de eventos e competições é vista por skatistas como 'abandono' Rafael Bandeira/LeiaJáImagens

Criado por surfistas no fim da década de 1950, na Califórnia, com o intuito de substituir as ondas debaixo dos pés pelo asfalto, o skate fará parte do programa olímpico a partir do ano que vem. Em Pernambuco, a cena do skate não é movimentada como deveria. Apesar da criação de pistas em diversos bairros do Recife, eventos e campeonatos não são realizados com frequência.

De acordo com Jorge Santos, skatista e gerente da Myllys, marca pioneira no seguimento de street wear e patrocinadora do esporte, a cena do skate no Recife já foi mais movimentada que nos dias atuais. “Antes tínhamos cerca de 10 eventos por ano, atualmente, um no máximo. Para correr o Brasileiro, por exemplo, os atletas têm que correr etapas fora do estado”, afirmou.

 

Pista da rua da Aurora, centro do Recife

Atualmente, a maior pista de skate do Recife está localizada no Centro de Esportes e Lazer Alberto Santos Dumont. Chamada de SkatePark, a pista foi inaugurada em abril de 2018 e tem 1350m², servindo também para praticantes de patinação.

Além da SkatePark, o Recife possui outros locais para a prática da modalidade. O Parque da Macaxeira também possui equipamento voltado para skatistas, bem como o Parque do Caiara, a Praça do Poeta, na Caxangá, o Parque Dona Lindu, o Parque Robert Kennedy, no Ipsep, e a pista da Rua da Aurora, que segundo alguns skatistas locais, encontra-se abandonada por falta de manutenção.

Pista da rua da Aurora, centro do Recife

Em entrevista ao LeiaJá, Raphael afirmou que a quantidade de pistas no Recife é inferior a quantidade de atletas da modalidade. Além disso, o atleta ressaltou a dificuldade de ter que sair para outro estado para poder correr uma etapa do Brasileiro.

“É complicado, pois a falta de patrocínio afeta bastante, vem a locomoção, estadia, inscrição, alimentação, tudo isso dificulta para o atleta que tem que tirar do próprio bolso. Após 5 anos sem ter classificatória aqui em Pernambuco, teve no ano passado. Mas não sabemos se irá ter esse ano, infelizmente é uma triste realidade”, finalizou.

Pista da rua da Aurora, centro do Recife

Secretaria Executiva de Esportes do Recife

A orla de Boa Viagem conta com dois half pipes e um skatepark, que contempla as modalidades bowl e street. O Parque da Macaxeira também tem equipamento voltado para skatistas, bem como a Rua da Aurora, Parque do Caiara, Praça do Poeta (Caxangá), Parque Dona Lindu e o Parque Robert Kennedy (Ipsep). No Parque Santana, o Governo do Estado está construindo uma pista.

No momento, a Secretaria Executiva de Esportes do Recife está em fase de licitação para a aquisição de materiais para as oficinas de skate, que deverão ter início em maio, no Compaz Eduardo Campos, situado no Alto Santa Terezinha.

Secretaria de Educação e Esportes do Estado de Pernambuco

A maior pista de skate do Recife está localizada no Centro de Esportes e Lazer Alberto Santos Dumont, que é ligado à Secretaria de Educação e Esportes do Estado de Pernambuco. Chamada de SkatePark, a pista foi inaugurada em abril de 2018 e tem 1350m², servindo também para praticantes de patinação. O projeto do local conta com a consultoria de Anderson Trow - skatista e desenvolvedor de pistas, e conta com bancos, escadas e corrimãos típicos para a modalidade street.

Além desse espaço dedicado ao skate, a secretaria realiza ao longo do ano algumas ações voltadas para os praticantes. Em 2018 foi realizado um workshop com Mineirinho, hexacampeão mundial de skate, na pista que havia sido recém inaugurada.

Os skatistas que desejarem participar de campeonatos, ou que já se destacam na área podem ainda solicitar a entrada em um dos programas de apoio da secretaria, como o Milha Campeã, Bolsa Atleta e Passaporte Esportivo.

 

COMENTÁRIOS dos leitores